Buritama recebe palestra sobre poesia em escrita e tradução

O Centro Cultural Graciliano Ramos, em Buritama, recebe dia 9 de abril, das 9h às 12h, a palestra Poesia em Escrita e Tradução, ministrada pela escritora e tradutora Simone Homem de Mello. O encontro é uma realização do museu Casa de Guilherme de Almeida.

A palestra trata da indissociabilidade entre os atos de escrever e de traduzir. Partindo do foco de sua própria experiência autoral e tradutória, a palestrante esboça paralelos e distinções entre as duas atividades. O propósito é refletir sobre a poesia como gênero literário visceralmente ligado à linguagem e, portanto, à língua original em que foi escrita e, ao mesmo tempo, como arte desterritorializada. Na ocasião, também serão apresentadas as atividades do Centro de Estudos de Tradução Literária do museu Casa Guilherme de Almeida (São Paulo).

Simone Homem de Mello é escritora e tradutora literária. Escreveu libretti para as óperas Orpheus Kristall (2002), Keine Stille außer der des Windes (2007/2022), UBU – eine musikalische Groteske (2012). Seus poemas em português estão reunidos nos livros Périplos (2005), Extravio Marinho (2010), Terminal, à Escrita (2015) e em antologias brasileiras e estrangeiras de poesia contemporânea. Como tradutora, dedica-se especialmente à poesia moderna e contemporânea de língua alemã e à obra do escritor austríaco Peter Handke. Suas publicações mais recentes são Augusto de Campos – Poesie (tradução para o alemão, 2019), Peter Handke – Ensaio sobre o dia exitoso (tradução do alemão, 2020), Peter Handke – Ensaio sobre o cansaço (tradução do alemão, 2020). Coordena, desde 2011, o Centro de Estudos de Tradução Literária do museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.

SERVIÇO

POESIA EM ESCRITA E TRADUÇÃO

Com Simone Homem de Mello

Sábado, 9 de abril, das 9h às 12h

Acervo e Pinacoteca Prof. Aguinaldo Gonçalves

Inscrições:

Pelos telefones (18) 3691-1740 / (18) 99608-7257 ou presencialmente no Centro Cultural Graciliano Ramos, Praça Don Lafayete Libânio, 16 – Buritama (SP)

Número de vagas: 30

Fonte: Poiesis