BOLETIM OBSERVATÓRIO DA DIVERSIDADE CULTURAL: CHAMAMENTO PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS

Prazo para submissão de textos vai até o dia 06 de novembro

O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) abriu edital de chamamento para publicação de textos, artigos, entrevistas, relatos de experiências, resenhas,  reportagens e trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) para o Volume 92, Número 06/2020 de seu Boletim, com o tema Cultura e Saúde.

Esta edição busca reunir trabalhos que versem acerca de tensionamentos, junções, fronteiras ou encontros entre a cultura e a saúde. O contexto atual forja um cenário preciso para o aprofundamento da reflexão sobre as relações entre ambos os campos. Esse boletim será dedicado a fortalecer a disseminação dos debates que articulem concepções de saúde para além da simples “ausência de doença” e de cultura em seu sentido lato, das artes às diversas formas de compreender e produzir a vida.

O prazo para a submissão de textos é até o dia 06 de novembro de 2020.

Inscrição

Para submissão os interessados devem seguir as seguintes orientações:

Serão aceitos textos redigidos em português, espanhol, inglês ou francês e enviados em arquivo Word (.doc ou .docx), em fonte Arial 11, espaçamento 1,5, margem normal (em citações e tabelas utilizar fonte Arial 10 e espaçamento 1,0) e sem espaço entre os parágrafos.

O título deve estar centralizado, em negrito e caixa alta.

A identificação do(s) autor(es) deve vir abaixo do título, à direita, em itálico. A nota de rodapé apresentar os respectivo(s) e-mail(s) e dados autorais em até três linhas de cada autor do texto.

Após o título e identificação do(s) autor(es), apresentar resumo do texto, em até cinco linhas.

As citações diretas e indiretas devem ser realizadas no próprio texto, seguindo sistema autor-data, como nos exemplos: segundo García Canclini (1990, p. 76) ou após a citação (GARCÍA CANCLINI, 1990, p. 76).

As referências devem seguir as normas da ABNT.

Informar os créditos das fotos e imagens, se houver.

Os textos devem ter entre quatro a oito laudas, incluindo as referências bibliográficas.

Salvar o texto com a seguinte nomenclatura: BOLETIM ODC_ NOME DO AUTOR.

Os trabalhos artísticos (ilustrações, gravuras, fotografias) devem ter até cinco imagens, e devem ser enviadas no formato jpg., com resolução mínima de 300dpi.

Enviar o trabalho para o e-mail boletim.odc@gmail.com, até o dia 06/11/2020. O assunto do e-mail deve repetir a mesma nomenclatura do trabalho anexado (BOLETIM ODC_NOME DO AUTOR).

Critérios de avaliação

Cada texto será analisado por dois pareceristas que considerarão os seguintes critérios para avaliação:

Adequação do texto ao tema do boletim;

Capacidade de articulação do tema com a questão da Diversidade Cultural e suas variadas facetas;

Originalidade e qualidade analítica;

Clareza, coerência, estilo e gramática;

Atendimento aos itens 1 a 11 do tópico Inscrição.

Informações gerais

Os textos devem ser inéditos, admitindo-se trabalhos publicados em Anais de eventos. Cada texto pode ter até três autores e cada autor pode inscrever até dois textos por edital. Os autores declaram expressamente que as opiniões emitidas no trabalho são de sua exclusiva responsabilidade e que a publicação do artigo não viola direitos de terceiros, ficando o Observatório da Diversidade Cultural isento de quaisquer responsabilidades.

Ao submeter o texto, o(s) autor(es) autorizam sua publicação, bem como o download e compartilhamento desde que se atribua crédito de autoria e para fins não comerciais. O(s) autor(es) declaram que a presente cessão é totalmente gratuita e não implicará em qualquer pagamento presente ou no futuro pelo uso do texto inscrito.

Mais informações pelo e-mail: boletim.odc@gmail.com.

Fonte: Observatório da Diversidade Cultural