Biblioteca Mário de Andrade abre inscrições para curso intensivo de produção cultural

Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo de Produção Cultural com André Fonseca e Lu Gualda, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

O curso será realizado de 6 de agosto a 19 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de julho.  Para isso, basta preencher a ficha de inscrição no link https://forms.gle/stLxifBn5aWMnP9F6, de forma gratuita. Não será enviado e-mail de confirmação de inscrição, mas ao fazer o envio da ficha, aparecerá na tela uma mensagem de que a resposta foi registrada.

A proposta do curso é apresentar um panorama de temas e ferramentas de trabalho fundamentais para quem atua com produção cultural, pensados dentro do cenário e dos desafios atuais da cultura no Brasil. Por meio de um conteúdo dinâmico e interativo, em 14 encontros, os participantes seguirão um percurso que os ajudará a ter um entendimento mais estratégico sobre a área cultural, a planejar de modo prático suas produções e a potencializar os projetos e ações nos quais estejam envolvidos.

A atividade é destinada a pessoas que já tenham algum tipo de atuação na área cultural, como artistas, produtores, gestores, membros de coletivos ou integrantes de equipes de espaços e instituições culturais.

Processo de seleção

Como o número de vagas é restrito a 20 alunos, o coordenador do curso fará uma seleção, tendo como critério essencial formar uma turma diversificada em aspectos como faixa etária, localização, raça/etnia, identidade de gênero e perfil da ação cultural desenvolvida.

A relação de selecionados e suplentes será publicada no dia 27 de julho, no evento sobre o curso na página do Facebook da biblioteca. Nessa mesma data, as pessoas selecionadas receberão um e-mail, que deverá ser respondido confirmando sua participação para terem a vaga reservada.

O certificado será fornecido pela Biblioteca Mário de Andrade para quem apresentar frequência em, no mínimo, 13 dos 14 dias de curso, verificada a partir da assinatura das listas de presença.

Sobre os professores

André Fonseca – Desenvolve serviços, consultorias e ações de formação nas áreas de gestão cultural e comunicação. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Ministrante da pós-graduação à distância “Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado” (SENAC) e da pós-graduação “Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais” (CELACC USP). Já realizou trabalhos para instituições, projetos e artistas como Instituto Brincante, MIS – Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Circo Zanni, Antonio Nóbrega, Festival Cordas na Mantiqueira, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Goethe-Institut São Paulo, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay, SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo e Secretaria de Cultura de Santo André.

Lu Gualda – Bacharel e licenciada em dança (UNICAMP), com pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (USP). Diretora da Palco de Papel Produções, que presta serviços de produção para artistas e grupos na área de artes cênicas. Foi produtora durante sete do Circo Zanni, um dos principais grupos de circo do país. Com mais de dez anos de atuação com produção cultural, já trabalhou em mais de 20 projetos realizados por meio de editais públicos nas esferas municipal, estadual e federal ou leis de incentivo, patrocinados por empresas como Petrobrás e Eucatex. Atua na produção local de grupos de circo internacional, como Circo Puntino (Italia), Psirc (Espanha), Sisters (França) e Leris Colombaioni (Itália).

SERVIÇO:

Curso Intensivo de Produção Cultural

Inscrições gratuitas até 25 de julho, pelo link https://forms.gle/stLxifBn5aWMnP9F6

Aulas: de 6 de agosto a 19 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94, São Paulo/SP

Fonte: Biblioteca Mário de Andrade