Biblioteca de São Paulo realiza programação comemorativa aos 460 anos da cidade

A Biblioteca de São Paulo (BSP), espaço da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial para celebrar o aniversário de 460 anos da capital paulista. No dia 25 de janeiro, data de fundação da cidade, está programada uma intervenção literária por meio da leitura de cartas. As mensagens remetem a lembranças e memórias particulares, recheadas de poesia e prosa. A atividade será no sábado, das 14h30 às 15h30. Na mesma data tem Hora do Conto especial, com a Companhia Articularte Teatro de Bonecos.

A BSP oferece ainda o Leitura ao Pé do Ouvido, mediação intimista de leitura que apresenta duas obras que têm tudo a ver com São Paulo. No dia 3 de janeiro, o tema é o livro do chargista Paulo Caruso, São Paulo: Uma visão bem-humorada sobre esta cidade. Já no dia 24 de janeiro, a atividade traz os melhores contos de Mario de Andrade. A programação é realizada das 16h30 às 17 horas.

No dia 23 de janeiro, a biblioteca organiza a oficina Estêncil – Lugares de São Paulo, cujo objetivo é representar alguns dos lugares mais conhecidos da cidade. A atividade acontece das 15 às 17 horas.

O Leitura e Letras em Harmonia vai debater o cenário da música independente da cidade de São Paulo, nas terças-feiras, dias 14 e 28 de janeiro, das 12 às 13 horas.

Para fechar as comemorações, o Leitura do Cotidiano promove debate sobre temas paulistanos, como A evolução da cidade, Migração e costumes e Urbanismo e acessibilidade. Sempre às sextas-feiras, das 15h30 às 17 horas.

Para mais informações sobre a programação, acesse o site oficial.

PROGRAMAÇÃO BSP – JANEIRO – DESTAQUE

HORA DO CONTO
Com a Cia. Articularte Teatro de Bonecos.
Aventuras de Gulliver, de Jonathan Swift.
> Sábado, dia 25, às 16 horas.
A Cia. Articularte criou um boneco bem divertido chamado MÁRIO SÃO PAULO DE ANDRADE. O boneco meio maluco afirma que está fazendo 460 anos de idade, que veio de todos os lugares e foi criado dentro de um livro. Ele fala que tudo, absolutamente tudo na vida, saiu das páginas de um livro e, para presentear a plateia, vai apresentar uma bela história teatral saída de um livro, escrito no ano de 1726, ou seja, há 288 anos atrás: Aventuras de Gulliver, de Jonathan Swift.

INTERVENÇÃO LITERÁRIA
Correio do tempo: cartas e carteiros em sampa
Inspirada em autores que poetizaram e tão delicadamente homenagearam São Paulo, a atividade celebra os 460 anos da cidade. As mensagens apresentadas remetem às lembranças e memórias tão particulares e especiais da terra da garoa, recheadas de poesia e prosa.
> Sábado, 25, das 14h30 às 15h30.

PINTANDO O 7
Programa permanente.
Conjunto de atividades de artes plásticas direcionado ao desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.
> Quartas-feiras, das 10 às 11 horas.
Dias 15 e 22 – Recriando a cidade de São Paulo a partir das obras de Paulo Von Poser.
A partir de 6 anos. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

OFICINA DE FÉRIAS
Estêncil – Lugares de São Paulo
O objetivo desta oficina é representar alguns lugares da cidade por meio da técnica do estêncil. Em homenagem aos 460 anos de São Paulo.
> Quinta-feira, dia 23, das 15 às 17 horas.
A partir de 10 anos. Inscrições por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até o dia 22.

LEITURA E LETRAS EM HARMONIA
Programa permanente.
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia.
> Terças-feiras, dias 14 e 28, das 12 às 13 horas.
O cenário da música independente da cidade de São Paulo.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO
Programa permanente
Mediação intimista de leitura, para sugerir autores, títulos e temas ao público.
> Sextas-feiras, das 16h30 às 17 horas.
Dia 3 – São Paulo: Uma visão bem-humorada sobre esta cidade, de Paulo Caruso.
Dia 24 – Melhores contos, de Mario de Andrade.
Com equipe BSP.

Saiba mais: Biblioteca de São Paulo (BSP)
A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630
Telefone: (11) 2089-0800
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Aberta de terça a sexta, das 9 às 21 horas.
Sábados, domingos e feriados das 9 às 19 horas.

Fonte: Secretaria da Cultura