BDMG Cultural: Edital Redes de Conhecimento apresenta uma série de videoaulas gratuitas no Youtube

“Afro-patrimônio e a construção de uma cidade segregada”, com o Padre Mauro Luiz da Silva, diretor e curador do MUQUIFU é tema do primeiro curso on-line

Já está no ar a primeira videoaula da série prevista no Edital Redes de Conhecimento, do BDMG Cultural.

O Edital contemplou as categorias de gestão cultural, técnicos da cultura, designers, literatura, artistas (artes visuais, artes cênicas, dança e música), fotografia e audiovisual, história e antropologia.

Ao todo foram computadas 1586 inscrições válidas e 20 foram selecionadas. A comissão julgadora destaca não somente o grande número de projetos de qualidade inscritos como a diversidade temática das propostas. A comissão buscou compor uma amostra representativa do conjunto de propostas, entendendo a importância do compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências neste momento. Propostas de oficinas, outras de reflexão teórica e ainda de compartilhamento de experiências compõem o  conjunto selecionado. Proponentes de diferentes cidades de Minas Gerais foram contemplados, enriquecendo a possibilidade de trocas entre cenários distintos.

Todas as videoaulas serão transmitidas no canal do BDMG Cultural no Youtube.  A primeira é sobre “Afro-patrimônio e a construção de uma cidade segregada”, ministrada por Padre Mauro Luiz da Silva, diretor e curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU), de Belo Horizonte. Para assistir, acesse https://youtu.be/Nbm4RCAL_FQ.

Silva foi um dos participantes da mesa de debates “Fazendo juntos: captação de recursos e sustentabilidade” no 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM), realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, em  julho de 2018.

Com mediação da produtora cultural Roseli Biage, a mesa contou ainda com a participação da diretora-presidente do Museu da Pessoa, de São Paulo, Karen Worcman.

Assista à mesa redonda:

https://www.youtube.com/watch?v=GQMU0nWswWI.

Fonte: SISEM-SP