Apresentação da exposição

O Memorial da Inclusão é um programa da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência que desenvolve, através de exposição permanente, uma narrativa histórica sobre o movimento social da pessoa com deficiência, com ênfase nos acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo no final da década de 1970 e durante as décadas de 1980/90.

O objetivo primordial é a conscientização da sociedade sobre os direitos desta parcela da população e o seu empoderamento. O Memorial desenvolve estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a valorização do protagonismo das pessoas com deficiência e o respeito aos seus direitos.

Conta com duas versões itinerantes (retrátil e 30m²) que percorrem os municípios do interior do Estado de São Paulo com o fim de informar a população sobre a história e os direitos das pessoas com deficiência.

Suportes utilizados

Composta por 12 (doze) painéis retráteis autoportantes, impressão unilateral, embalados individualmente,  é uma síntese da Exposição permanente situada na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada na Rua Auro Soares de Moura Andrade, n º 564, Barra Funda/SP, que reúne aproximadamente setecentos documentos selecionados para compor uma leitura do movimento social da pessoa com deficiência, sua luta e conquistas. A ideia original de contar a história do movimento social da pessoa com deficiência foi ampliada para Memorial da Inclusão, por considerar que as reivindicações e conquistas deste segmento são benefícios para toda a sociedade, apesar de reivindicações muito pontuais.

Dimensões dos suportes: 2,00 m x 0,80 m.

Custos e/ou contrapartidas: Transporte.

Necessidades para montagem: Espaço fechado.

Área mínima de montagem: 36 m².

Ações complementares: Treinamento de pessoal.

Contato

Memorial da Inclusão – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – CEP 01156-001 – São Paulo/SP (Região Metropolitana de São Paulo)
Telefone: (11) 5212-3773
Responsável: Ricardo Tanoeiro – Mediador educativo
E-mail: memorial@sedpcd.sp.gov.br