Apresentação da exposição

Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade – Mazzaropi foi a mais perfeita encarnação do Jeca, um caipira que levou o país inteiro das lágrimas ao riso.

Artista do século 20, ele viu de perto o começo de grandes transformações. Viu o Brasil mudar do campo para as cidades e São Paulo virar metrópole.

Em meio a tantas mudanças e perdas, surge Mazzaropi e seu Jeca, que restitui dignidade, liberdade e solidariedade a essa gente simples. Seus filmes invertem a ordem das coisas na vida real: de vítima da opressão dos poderosos, ele vira o herói, e o público se diverte com as histórias engraçadas, sempre em busca da felicidade.

A partir desse pensamento, a exposição busca traçar uma linha do tempo que convida o visitante a mergulhar nessa história e conhecer a trajetória do artista que tanto se mistura com a história do Brasil e de brasileiros.

O projeto reúne cartazes, fotos e material documental que relacionam, em uma linha do tempo, a história do artista, do cinema nacional e do Brasil.

Suportes utilizados

A instalação ocupa uma área de 6,4 m x 5,4 m e é composto três módulos: Módulo Self, Histórico, Cartazes.

Dimensões: Módulo Self: Peça de 1.6m x 1.2m com 2.2m de altura. Composta de imagens de cena dos filmes do Mazzaropi, onde o publico interage movendo uma roda com imagens emblemáticas dos filmes do Mazzaropi. Escolhendo a imagem o visitante, caso deseje, pode tirar uma foto junto à cena que se monta.

Módulo Histórico: São 8 painéis de 1,8m x 1 m em desenvolvidos em processo 3d Lenticular montados sobre painéis de madeira. Nestes painéis 3D revelamos toda a riqueza iconográfica da grande saga deste artista. Além da tridimensionalidade apresentamos pequenas animações que funcionam com o deslocamento do público.

Módulo Cartazes: Este módulo é o elemento de união entre os outros 2 módulos. Serão 4 peças frente e verso de 1,6 m x 0,40 m em impressão de vinil adesivo fosco. Nestes painéis mostraremos os 32 cartazes dos filmes de Mazzaropi.

Custos e/ou contrapartidas: O Projeto está em fase de desenvolvimento, a instituição busca recursos para projeto executivo, produção e execução.

Necessidade para a montagem: Luzes difusas ou focais adaptáveis à exposição.

Área mínima de montagem: 6,4 m x 5,4 m

Ações complementares: Exibição de filmes.

Contato

Museu Mazzaropi – Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 24 – CEP 12086-020 – Taubaté/SP (Região Administrativa de São José dos Campos)
Telefone: (12) 3634-3445
Responsável: Pamela Botelho – Coordenadora
E-mail: pamela@museumazzaropi.com.br