“Balanço Trama”, da designer Renata Moura, abre a programação 2014 de instalações no jardim do Museu da Casa Brasileira

Balanço da designer Renata Moura

Visitação: 1 de fevereiro a 10 de abril
Conversa com a designer: 2 de fevereiro às 10h – Gratuito

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o BOOMSPDESIGN renovam, em 2014, a parceria que já trouxe ao jardim do MCB balanços dos designers Tom Price, Sérgio Matos e Zanini de Zanine desde agosto de 2013. Para iniciar a programação deste ano, a partir de 1º de fevereiro, estará em cartaz a instalação balanço “Trama”, de Renata Moura. De forma interativa, o público pode experimentar a obra, acessível para pessoas de todas as idades.

No domingo, 2 de fevereiro às 10h, Renata Moura recebe o público para explicar detalhes da concepção e produção de “Trama”, feito com base em um assento de cadeira perfurado e trançado com cordas coloridas. “Busco com os meus projetos sempre influenciar as pessoas positivamente e trabalho muito com o lúdico. O balanço se encaixa perfeitamente nestes objetivos, ao estimular lembranças boas, em uma espécie de retorno à infância”, explica a designer.

Adaptação de uma cadeira muito familiar aos brasileiros, encontrada em locais como estações de metrô e escolas, o balanço de Renata Moura se forma a partir da amarração do assento com uma trama de cordas coloridas, criando uma malha, um padrão que lembra uma teia. “Procuro explorar cada vez mais novos materiais e processos criativos, como neste projeto em que fiz uma intervenção em uma cadeira já pronta, no caso a concha, por meio do trabalho manual das tramas e da delicadeza do Macramê”, conclui Renata.

O ciclo de instalações MCB – BOOMSPDESIGN, que em 2014 privilegia a produção nacional de design, já está com o seu calendário anual fechado. Após “Trama”, serão apresentados no museu balanços dos seguintes designers: Carol Gay (abril), coletivo PAX.ARQ (junho), Marcenaria Baraúna (agosto) e Paulo Alves (novembro).

Sobre o ciclo de instalações de balanços MCB – BOOMSPDESIGN
Projeto do MCB e do BOOMSPDESIGN, o ciclo de instalações no museu foi iniciado em agosto de 2013 com os balanços “Meltdown”, do designer britânico Tom Price. A obra foi criada a partir da prensagem, por aquecimento, de uma estrutura de metal em forma de assento sobre uma superfície de cordas de polipropileno.

A série prosseguiu com os “Balanços Bodocongó”, de Sérgio Matos, em cartaz entre os meses de outubro e novembro. A peça foi inspirada nos elementos da feira livre de Campina Grande (PB), tendo como matéria-prima colheres de pau, com estrutura de aço carbono, além de revestimento em cordas. Entre dezembro e janeiro, Zanini de Zanine apresentou o balanço “Sobra”, criado a partir de excedentes de madeira de demolição. Em 2014, o ciclo privilegia a produção nacional de design, com calendário já fechado para todo o ano.

Sobre Renata Moura
Nascida em Santa Catarina, teve em sua mãe a primeira inspiração para o campo das artes, decoração e arquitetura, o que refletiu em sua escolha profissional. Formada há 11 anos em Desenho Industrial pela PUC-PR, com especialização em Design Emocional, trabalhou em muitas empresas e atuou em parceria com outros profissionais, antes de criar seu próprio estúdio. Foi chefe de criação da marca Artex , e desenvolveu o mini refrigerador Brastemp Retrô . Venceu diversos prêmios no Brasil, como o Prêmio Design MCB e o Idea/ Brasil, além de ter sido finalista nos concursos IF, na Alemanha e IDEA, nos Estados Unidos.

Sobre o BOOMSPDESIGN
Idealizado por Beto Cocenza, o BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, reúne nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte. O evento traz ao Brasil o que há de mais importante neste cenário, com conteúdos e tendências mundiais. Entre os nomes que já marcaram presença no evento estão Sérgio Rodrigues, Karim Rashid, Harry Allen, Ruy Ohtake, Craig Robins, Todd Bracher, Dror Benshetrit, Chad Oppenheim, Matali Crasset, Tom Price, entre outros.

Sobre o Museu da Casa Brasileira
O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dedica-se às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

SERVIÇO:
Instalação “Balanço Trama”, de Renata Moura
Visitação: 1 de fevereiro a 10 de abril
Conversa com a designer: 2 de fevereiro, domingo às 10h – Entrada Gratuita

Realização: MCB e BOOMSPDESIGN
Patrocínio: ViaLight
Apoio: Revista Kaza e Zanzeri Fotografia

Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel. 3032-3727

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Domingos e feriados – Gratuito

Acesso a pessoas com deficiência/Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: 3032-2564 – agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br 

Fonte: Museu da Casa Brasileira