Augusto de Campos é tema de curso na Casa Guilherme de Almeida

1422037519

O pensamento crítico e a atividade tradutória do poeta paulistano Augusto de Campos, um dos expoentes do movimento da Poesia Concreta, serão abordados em quatro aulas, a partir de 3 de fevereiro, pelo poeta Claudio Daniel. O curso é gratuito e será ministrado na Casa Guilherme de Almeida Anexo – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Entre outros temas, serão discutidos a ideia de Ezra Pound da tradução como atividade crítica e criativa; as concepções apresentadas por Walter Benjamin em “A tarefa do tradutor”; além de outros vetores teóricos que embasaram o método tradutório desenvolvido por Augusto de Campos em suas recriações de autores como Mallarmé, Maiakovski, Ezra Pound e James Joyce.

A Casa Guilherme de Almeida – Anexo está localizada na Rua Cardoso de Almeida, 1943. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com ou pelo telefone (11) 3763-1883. Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso.

Claudio Daniel é poeta, professor de literatura portuguesa, colunista da CULT e editor da revista Zunái. Publicou, entre outros títulos, os livros de poesia A sombra do leopardo, Figuras metálicas, Fera bifronte, Cores para cegos e os volumes de tradução Jardim de camaleões — A poesia neobarroca na América Latina, Íbis amarelo sobre fundo negro (com poemas de José Kozer) e Estação da fábula (com poemas de Eduardo Milán).

Serviço:

CURSO: RE-VISÃO DE AUGUSTO DE CAMPOS
03 de Fevereiro de 2015 | 19h às 21h
Por Claudio Daniel

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br