Arte religiosa: Museu de Arte Sacra de Santos recebe a exposição gratuita Retábulos

A partir de 14 de dezembro até 31 de janeiro, o Museu de Arte Sacra de Santos estará com a mostra Retábulos, pelo Grupo Ubuntu Caraguá – Ceramista e Santo de Casa.

O Projeto Retábulos busca a recuperar o sagrado que existe em cada artista. Essa manifestação divina não necessariamente é uma experiência religiosa, constitui uma prática de se religar com o mundo, possível de acontecer em diversas manifestações, que vão desde as origens de cada um até a devoção ao próprio trabalho.

A liberdade de estabelecer o que cada relicário comporta aponta para a maneira de relação do artista com o mundo e a maneira como o interpreta, tanto enquanto pessoa como criador visual. Dessa maneira, o retábulo funciona como a expressão de uma percepção da realidade.

Um projeto como este estimula as conversas do artista com sua própria existência e entre os participantes. Desse processo, resulta a comunicação com o público, pois a narrativa que cada relicário comporta se cristaliza no momento em que ele dialoga com os indivíduos que veem o retábulo e com ele estabelecem a sua troca.

As relíquias sagradas de cada artista que participa do projeto ganham, assim, um novo valor quando ganham o espaço público.

SERVIÇO:

“Retábulos” do Grupo Ubuntu Caraguá – Ceramista e Santo de Casa

Abertura: dia 14/12, às 15h,

Visitação até 31 de janeiro

Museu de Arte Sacra de Santos

R. Santa Joana D’arc, 795 – Morro São Bento – Santos/SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h

Telefone: (13) 3219-1111 / Whatsapp: (13) 99667-3149

E-mail: contato@mass.org.br

Fonte: Museu de Arte Sacra de Santos