Arquiteto Marcos Boldarini realiza palestra “Arquitetura e Cidade: Intervenções em assentamentos precários” no ciclo MCB-ARQ!BACANA 2013

16.08.2013 n10

21 de Agosto, quarta-feira às 19h30

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o portal ARQ!BACANA, apresenta em agosto a terceira palestra do ciclo sobre arquitetura e urbanismo, realizado desde 2010. Com a presença do arquiteto Marcos Boldarini, do escritório Boldarini Arquitetura e Urbanismo, em 21 de agosto às 19h30, o tema abordado será “Arquitetura e Cidade: Intervenções em assentamentos precários”.

Na ocasião serão apresentados projetos de espaços públicos e equipamentos urbanos, projetos de habitação social e de urbanização de assentamentos. O evento traz a oportunidade de conhecer de perto soluções inovadoras em cenários complexos, como os existentes em favelas e assentamentos precários, considerando a implementação de projetos que contribuam com a melhoria física e social e buscando responder as questões diversas, desafiadoras e atuais da arquitetura e do urbanismo.

A apresentação organiza-se a partir de três frentes de atuação e seus respectivos projetos: Projetos de espaços públicos e equipamentos urbanos – Praças em áreas diversas de São Paulo, Edificio Multi-funcional em Paraisópolis e Edifício Beira-mar em Ilha Comprida; Conjuntos Habitacionais de Interesse Social – Alexandre Mackenzie, Diogo Pires e Corruíras; e Projetos de Urbanização Integrada – Cantinho do Céu e Areião.

Com apoio do SENAC SP, o evento tem inscrições abertas ao público em geral pelo site www.arqbacana.com.br/agenda.

Sobre Marcos Boldarini

Marcos Boldarini coordena e desenvolve projetos de espaços públicos, habitação de interesse social e urbanização de assentamentos precários há mais de 10 anos. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Braz Cubas (1998), professor universitário e autor de projetos premiados, foi um dos representantes do Brasil na XII Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2010. Titular do escritório Boldarini Arquitetura e Urbanismo já teve trabalhos expostos nas bienais internacionais de arquitetura de Veneza (2002 e 2010), Roterdã (2009 e 2012), Quito (2010) e São Paulo (2011), tendo sido premiado nas duas últimas.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que comemora este ano sua 27ª edição.

Sobre o ARQ!BACANA

Desenvolvido pelo arquiteto Marcio Mazza, o ARQ!BACANA é um portal completo e efetivo do mercado de arquitetura, arquitetura corporativa, design, paisagismo e urbanismo. O portal publica diariamente ações e eventos nacionais e internacionais – técnicos, pedagógicos, culturais e sociais – que envolvem a comunidade dos arquitetos, designers e paisagistas. Promove em conjunto com o MCB, desde 2010, palestras com profissionais experientes para aprofundar a discussão sobre as questões arquitetônicas e urbanísticas da cidade de São Paulo e do Brasil.

SERVIÇO:
Palestra ARQ!BACANA
“Arquitetura e Cidade: Intervenções em assentamentos precários”
Com o arquiteto Marcos Boldarini

21 de Agosto, quarta-feira às 19h30

Inscrições: www.arqbacana.com.br/agenda
Mais informações (11) 3078-2906
R$ 35 individual; R$ 25 para grupos de 5 ou mais pessoas – Cortesia para o professor que levar mais de 5 alunos pagantes

Realização: MCB e ARQ!BACANA
Apoio: SENAC SP

Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727

Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário
Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
Redes sociais: www.facebook.com/museu.dacasabrasileira
Twitter: @mcb_org