Arqueóloga ministra curso sobre Egito Antigo na Casa-Museu Ema Klabin

Integrante de três missões arqueológicas, Cintia Gama é doutora em religião egípcia antiga e foi conselheira do Museu do Louvre

A pesquisadora e arqueóloga Cintia Gama ministra na Casa-Museu Ema Klabin o curso “Procurar o coração: os textos científicos do  Egito antigo”. Serão sete encontros entre os meses de abril a junho, sempre aos sábados, das 15h às 17h. As inscrições podem ser realizadas no site: https://emaklabin.org.br/

O curso tem como objetivo apresentar o Egito antigo por meio dos textos  considerados práticos ou científicos, que versam sobre os mais diversos domínios da sociedade egípcia. Entre os assuntos abordados estão a medicina egípcia, os escribas, calendários, hinos, louvores, a matemática, documentos jurídicos, correspondências, papiros mitológicos, textos mágicos, oraculares, históricos e geográficos.

Sobre a palestrante: Cintia Alfieri Gama Rolland é  doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação  de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão  de estudos da tumba de Nferhotep TT49. É professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

Sobre as aulas:Aula I: Os escribas. Aula II: Medicina egípcia antiga e seus textos. Aula III: Textos históricos, geográficos e calendários. Aula IV: Matemática e seus textos. Aula V: Documentos jurídicos e correspondências. Aula VI: Textos mágicos e oraculares. Aula VII: Hinos, louvores e papiros mitológicos.

SERVIÇO

Curso : “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”
Datas: 27/04 – 11, 25/05 – 01, 08, 15, 29/06 – sábados
Horário: 15h às 17h
Vagas: 30
Inscriçãowww.emaklabin.org.br
Investimento: R$ 450,00
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo
Informações: 55 (11) 3897-3232

Fonte: Casa-Museu Ema Klabin