Os seminários que conceituraram a Política Setorial de Gestão de Museus e Sustentabilidade são resultado da estruturação do Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade do Ibermuseus e sua aplicação à realidade dos museus paulistas, encabeçada pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UPPM/SEC).

O primeiro seminário, “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática”, realizado em 22 de novembro de 2019, contou com a apresentação da Linha de Ação de Sustentabilidade das Instituições e Processos Museais desenvolvida pelo Ibermuseus, com Patrícia Albernaz. O diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, fechou o encontro com os princípios norteadores do Marco Conceitual no que tange a atuação dos museus paulistas.

O segundo encontro, o Seminário sobre o Marco Conceitual Comum de Sustentabilidade em Museus, realizado em 24 de janeiro de 2020, contou com a participação da presidente do ICOM Brasil, Renata Motta, na mesa de abertura, e a apresentação sobre os Princípios de Diagnóstico Situacional, com Luiz Antonio Palma e Silva (UPPM/SEC).

As apresentações subsidiarão a formação de um Grupo Técnico da Política Setorial de Gestão de Museus e Sustentabilidade que, além da UPPM/SEC, contará também com a participação de representantes de órgãos do setor, profissionais dos museus paulistas e especialistas da área de museologia.

Nos links abaixo, você poderá fazer o download e conhecer um pouco mais da iniciativa:

Download “Sustentabilidade das Instituições e Processos Museais Ibero-Americanos” Patricia_Albernaz_Sustentabilidade-Seminário-SP-22.11.19.pdf – Baixado 132 vezes – 1 MB

Download “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática” Seminário-Sustentabilidade-em-Museus.pdf – Baixado 127 vezes – 3 MB