O SISEM-SP atua diretamente no apoio técnico de instituições museológicas paulistas. No rol de atividades desenvolvidas pelo Sistema estão a elaboração de planos de comunicação institucional, projetos de curadoria compartilhada e salvaguarda de acervos, conferências de acervos, realização de visitas técnicas e desenvolvimento de planos museológicos.


Assessoria técnica

O SISEM-SP, em parceria com a ACAM Portinari e municípios, promove periodicamente ações para a requalificação dos museus do Estado de São Paulo. A cada ano, novos programas de apoio são desenvolvidos, abarcando diferentes temáticas museológicas, buscando fortalecer estas instituições e fornecer-lhes subsídios para desenvolverem seus próprios projetos, dando continuidade às ações empreendidas pelo SISEM-SP.


Plano Museológico

Os Planos Museológicos se configuram como documentos, com caráter de longo prazo, que visam organizar as atividades de cada área de atuação dos museus. Estabelecem o escopo de trabalho de cada setor, instituem diretrizes básicas para o início de suas atividades e orientações de trabalho, sendo por isso, exigência legal conforme estipulado pelo Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009).

O SISEM-SP tem atuado em parceria com a ACAM Portinari na elaboração de planejamentos museológicos a instituições do interior paulista, qualificando os serviços prestados nestes equipamentos.


Visita técnica

As visitas técnicas têm como objetivo atender às solicitações diretas dos municípios e suas instituições museológicas. Focam-se na concepção de diagnóstico para um setor específico, de acordo com as necessidades de cada museu, e promovem a elaboração de um parecer, visando delinear as melhorias necessárias para a área em questão.