APESP participa de Diálogos Informacionais em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista, Unesp e FESPSP

Diálogos Informacionais é uma série de cinco debates on-line transmitidos ao vivo reunindo especialistas das áreas de Ciência e Gestão da Informação. Nos encontros será discutido o acesso à informação para a memória institucional e preservação do Patrimônio Histórico, além dos novos desafios digitais e a necessidade de transparência para a garantia de direitos. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), que realizará o evento em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Marília e a Fundação Escola Paulista de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O primeiro encontro abordará a ‘Gestão do conhecimento nas organizações’, em 21 de setembro, a partir das 17h. Contará com a presença de Marta Valentim (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp), Valéria Valls (Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia da FESPSP) e Carmem Batista (Executiva Pública do APESP, Professora do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Assunção).

Todos os Diálogos Informacionais terão representantes do APESP, da UNESP e da FESPSP. Os debates serão mediados por Stanley Plácido, coordenador acadêmico do Instituto do Legislativo Paulista. Como idealizador do evento, ele acredita que os diálogos “contribuirão para fomentar o debate sobre aspectos centrais da Ciência da Informação e, do mesmo modo, disseminarão conhecimentos relevantes, para aqueles que participarem, a partir de perspectivas distintas, haja vista a formação acadêmica e a trajetória profissional dos debatedores”.

Pelo APESP, o diretor do Núcleo de Formação e Treinamento, Lucas Spadari, tem boas expectativas em relação aos debates. “A parceria do APESP com o ILP, a UNESP e a FESPSP na realização dessas cinco lives possibilitará a abordagem de temas atuais da área informacional. Dessa maneira, o público terá acesso à troca de experiências das instituições de ensino no campo da teoria e com o Arquivo Público do Estado, no campo da prática, sempre com mediação do ILP”.

Os Diálogos Informacionais ainda contam com o apoio da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (EP-CMSP) e Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8).

Veja a programação completa de todas as lives dos Diálogos Informacionais:

21/09 – Gestão do conhecimento nas organizações, com Marta Valentim (Unesp), Valéria Valls (FESPSP) e Carmem Batista (APESP);

05/10 – Documentos digitais – desafios contemporâneos, com Telma Carvalho (Unesp), Charley Luz (FESPSP) e Fernando Padula (APESP);

19/10 – Gestão e Preservação do Patrimônio Histórico, com Sonia Troitiño (Unesp), Isabel Ayres (FESPSP) e Camila Brandi (APESP);

09/11 – Memória Institucional, com Márcia Pazin (Unesp), Simone Fernandes (FESPSP) e Marcelo Quintanilha (APESP);

23/11 – Transparência governamental e acesso à informação pública, Maria Leandra Bizello (Unesp), Angela Claro Franco (FESPSP) e Ieda Bernardes (APESP). 

Mais informações e inscrições no site do Instituto do Legislativo Paulista (ILP): https://www.al.sp.gov.br/ilp/listaAtividades.jsp

Fonte: APESP/Comunicação