Ano Novo Chinês no MI

EMKT Ano-Novo-Chines-2

O MI abre as suas portas para uma das mais importantes festividades da cultura chinesa, o Ano Novo Chinês. As comemorações se realizam no dia 28 de fevereiro, sábado, às 14h, com entrada gratuita e livre para todas as idades.

O ano chinês, em 2015 regido pela cabra, começa oficialmente em 19 de fevereiro de 2015. Durante os festejos, as pessoas prestam agradecimentos a terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e glória da família. A data é celebrada em São Paulo, oficialmente no bairro da Liberdade.

Seguindo este clima e sendo uma extensão dessas comemorações, as atividades no museu começam às 14h, com a tradicional apresentação da Dança do Dragão e do Leão. Na coreografia, os alunos da Academia de Kung-Fu ATS Garra de Águia imitam os movimentos dos animais usando fantasias. Segundo a tradição, a dança espanta os maus espíritos, trazendo sorte, felicidade e prosperidade aos espectadores. Em seguida, às 15h, o Mestre Ming oferece ao público a oportunidade de levar para casa o próprio nome escrito na língua oriental.

Às 16h, tem início a aula de culinária com Bruna Kao, especialista em comida chinesa e do sudeste asiático. Kao mostra como se prepara o “JiaoZi” (também conhecido como dumpling ou guioza), prato principal do ano novo chinês que simboliza a fartura. A iguaria é uma espécie de bolinho cozido, recheado de vegetais, carnes e peixes. As vagas para participar são limitadas, e necessitam de inscrição, que podem ser feitas previamente pelo endereço inscrição@museudaimigracao.org.br

Fonte: Museu da Imigração