Aniversário de 16 anos do Museu tem oficina e visita especial com personagens do café

 d30231

Atividades acontecem entre os dias 12 e 15 de março. Visitação gratuita e surpresa na Rua XV também fazem parte da programação

Prestes a completar 16 anos, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, prepara uma série de atividades para a data. Celebrado no dia 12 de março, o aniversário do Museu será comemorado com uma visita especial com alguns dos principais personagens da história do café, uma Oficina de Café Caseiro e a tradicional visitação gratuita para o público no dia. Além disso, uma surpresa na Rua XV será realizada na data.

As atividades começam logo no dia 12. Com a gratuidade de entrada fornecida ao público, o Setor Educativo aproveita para realizar um “Passeio pela história do Museu”. A visita especial também apresentará aos participantes os principais pontos históricos do Centro de Santos, com educadores caracterizados como alguns dos personagens da história do Café. A atividade é gratuita e acontece às 14h30, com duração de 1 hora.

No dia 15, às 15h, o Museu realiza a Oficina de Café Caseiro, com a especialista em cafés Isabela Raposeiras. Conhecida como um dos principais nomes no ramo, Isabela já foi campeã de concursos de barista e é pioneira no desenvolvimento de serviços no meio. No curso, ela ensina ao público, de forma didática e divertida, as principais maneiras para se preparar xícaras incríveis em sua própria casa. O conteúdo do curso também aborda temas como as diferentes espécies de café e suas características, métodos de extração, níveis de moagem, a importância da água utilizada no preparo do café e uma degustação didática, para enfatizar, de maneira completa, os tópicos teóricos. O curso pode ser feito por qualquer pessoa, as inscrições são gratuitas e pode ser feitas pelo e-mail: inscricao@musedocafe.org.br.

Surpresa na Rua XV

Pensando em surpreender os visitantes e também os trabalhadores e moradores do Centro, o Museu idealizou uma intervenção artística no boulevard da Rua XV de Novembro, no dia 12, ao meio-dia. A ação pretende fazer uma homenagem aos 16 anos do Museu com música, dança e coreografia que remetem ao café.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Excepcionalmente entre os meses de novembro e maio, o Museu abre também às segundas, das 9h às 17h, para atender à demanda de turistas e moradores da região. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Programação de Aniversário do Museu do Café

Visitação gratuita
Data: 12/03
Local: Museu do Café
Horário: das 9h às 17h
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico

Passeio pela história do Museu
Data: 12/03
Local: Museu do Café
Horário: 14h30
Faixa etária: Livre
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico
Preço: Grátis

Oficina de Café Caseiro com Isabela Raposeiras
Data: 15/03
Local: Museu do Café
Horário: 15h
Faixa etária: 16 anos
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico
Preço: Grátis

Fonte: Museu do Café