Agricultura brasileira é retratada em exposição na Esalq de Piracicaba, SP

Mostra fica de sexta-feira (1) até 22 de novembro no Museu Luiz de Queiroz.
Fuzinatto, pseudônimo do artista, retrata paisagens e pessoas na área rural.

14-11-2013 N8

A agricultura e cultura brasileiras serão retratadas na exposição “Cores Vivas e Vibrantes”, no Museu Luiz de Queiroz, que fica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a partir desta sexta-feira (1), em Piracicaba (SP). Fuzinatto, pseudônimo artístico de Osvaldo Dias Junior, retrata paisagens, casarios e pessoas no ambiente rural. A entrada é gratuita.

O artista, segundo a assessoria de imprensa da Esalq, usava a terra e graveto para compor suas primeiras obras quando criança. Até os sete anos, ele desenhou no chão de terra enquanto os pais trabalhavam na lavoura de café. A exposição segue até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).

Sobre o expositor
Fuzinatto nasceu em Dracena (SP), em 1978. Foi criado no campo em Junqueirópolis (SP), onde trabalhou e concluiu o ensino médio. Depois, cursou licenciatura em Desenho. Sua pós-graduação foi obtida por meio da tese “O ensino do texto: teoria e prática na sala de aula”. Atualmente, três de suas telas fazem parte de acervos de museus.

“Madalena” se encontra no Museu do Parlamento da Assembleia Legislativa de São Paulo; “Remo”, no Museu do Esporte Olímpico do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo; e “Agricultor”, no Museu do Trabalho, em São Bernardo do Campo (SP). Já o quadro “Colheita de Café” foi selecionado pela revista Panorama Rural, ano 2008, edição de julho, para homenagear os 100 anos da cultura do café no Brasil.

Já “A violeira”, “Colheita da banana” e “Mulher no campo” integram o livro “Itália — Brasil: Arte 2007/2008”, editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no estado de São Paulo. Em de junho de 2012, sua obra ilustrou o telão do Domingão do Faustão, programa dominical da Rede Globo de Televisão.

Serviço:
O que: Exposição “Cores Vivas e Vibrantes”
Quando: De 1 a 22 de novembro, das 8h às 17h
Onde: Museu Luiz de Queiroz, na Esalq
Quanto: entrada gratuita
Informações: (19) 3429-4305.

Fonte: G1