Edição 2024

O CULTSP PRO irá promover, junto ao Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP, no próximo dia 05/12, o Seminário Formativo Educação para os Direitos Humanos, como atividade do Programa Sonhar o Mundo. O seminário é gratuito e não requer inscrição prévia. As palestras também serão transmitidas ao vivo pelo Canal do CULTSP PRO no Youtube.

Seminário formativo Educação para os Direitos Humanos é uma ação do Programa Sonhar o Mundo – Direitos Humanos em Museus. Evento acontece das 10h às 17h e também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do CULTSP PRO.

O Programa Sonhar o Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas por meio do SISEM, que busca articular e mobilizar discussões sobre a atuação dos museus em respeito e defesa dos Direitos Humanos.

O tema proposto para a edição 2024 busca refletir sobre como os museus podem atuar como agentes na educação para os direitos humanos.

A programação do Seminário está dividida em duas etapas. Pela manhã, das 10h às 13h, haverá três palestras proferidas por Aureli Alves de Alcantara, Rafael Domingo Oliveira e Crislei de Oliveira Custódio. Eles vão abordar o tema central do evento, Educação para os Direitos Humanos.

No período da tarde, a programação acontece das 14h às 17h, onde será realizada a Oficina de Futuros sob a coordenação de Lais Daflon.

CULTSP PRO

O CULTSP PRO foi lançado em outubro e é composto por seis escolas temáticas, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e da economia criativa, além de um programa especial de qualificação em teatro e dança. As escolas estão voltadas para a formação em áreas como performance artística (dança, teatro musical, circo, ópera, música), gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato.

Palestrantes Convidados:

Aureli Alves de Alcantara – Bacharel e Licenciada em História pela FFLCH/USP (1997), Especialista em Museologia pelo Curso de Especialização em Museologia do MAE/USP (2001) e Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do MAE/USP (2008). Atuou em instituições culturais e museológicas no âmbito da Pesquisa, Salvaguarda e Comunicação Museológica tais como: Museu Paulista e Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da Universidade de São Paulo e Teatro Municipal de São Paulo. É articuladora regional (SP) da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e desde 2015 coordena o Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo. 

Rafael Domingos Oliveira – Rafael Domingos Oliveira é historiador e educador. Bacharel, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua há 15 anos nas áreas de patrimônio, memória e gestão de acervos. Foi coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, pesquisador do Projeto Querino e curador de exposições como “Presenças negras no Theatro Municipal”. Autor do livro “Vozes afro-atlânticas: autobiografias e memórias da escravidão e da liberdade” (Editora Elefante, 2022) e organizador do “Gaza no coração: história, resistência e solidariedade na Palestina” (Editora Elefante, 2024), atualmente coordena o Núcleo de Acervo e Pesquisa do Complexo Theatro Municipal de São Paulo.

Crislei de Oliveira Custódio – Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP. Coordenadora de Educação Básica da área de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, possui experiência de mais de 20 anos com atuação na educação básica pública, formação de professores e educação superior pública e privada.

Lais Daflon – Lais Daflon é historiadora da arte, educadora museal, mestra em Artes Visuais e possui MBA em Gestão de Museus. Atualmente é Coordenadora da Escola de Inovação e Sustentabilidade do CultSP Pro. Foi Coordenadora de Educação no Museu do Amanhã e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde atuou como educadora museal por dez anos. Pesquisa sobre as relações entre educação, cultura e participação em museus, processos de mediação e relações entre história da arte e turismo cultural. Idealizou o projeto Arte Errante, desenvolvendo cursos com foco na relação entre a história da arte e a história das cidades. Foi coordenadora de cultura no Pré-vestibular Comunitário Marielle Franco em 2019 e 2020.

Informações para a Imprensa

CULTSP PRO Luciana Canuto (11) 971528323 Instagram, Facebook LinkedIn e TikTok @cultsppro

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo