Ações de educação museal: últimos dias de inscrição para o Edital referente ao Prêmio Darcy Ribeiro 2019

Os interessados em participar do edital de chamamento público referente ao Prêmio Darcy Ribeiro 2019 têm até o dia 29 de outubro para efetuar sua inscrição.

O edital  tem por objeto a seleção e premiação de dez práticas e ações de educação museal, que por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação. Serão distribuídos dez prêmios de R$ 10 mil, sendo um prêmio para cada selecionado. O valor recebido pelo prêmio deve ser empregado exclusivamente em ações e projetos educacionais dos museus, seja para continuidade do próprio projeto concorrido, seja em outras práticas e ações de educação museal.

Poderão concorrer ao prêmio instituições museológicas, privadas ou públicas das esferas estaduais e municipais; órgãos ou entidades públicas nas esferas estaduais e municipais que possuam em sua estrutura unidades museológicas; e pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos mantenedoras de unidades museológicas.

As instituições interessadas podem realizar a inscrição até o dia 29 de outubro por meio do e-mail inscricao.edital@museus.gov.br. No ato da inscrição, o interessado deverá encaminhar o Anexo I – ação educativa em um único arquivo no formato PDF, com a descrição da ação educativa realizada entre os anos de 2016, 2017 ou 2018.

Fonte: IBRAM