Ações afirmativas na cultura do futebol é o tema de debate no Museu do Futebol

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18), o Museu do Futebol de São Paulo participa da 17ª edição da Semana de Museus com o debate “Ações Afirmativas na Cultura do Futebol”, que acontece no dia 18 de maio, das 10h às 13h, com convidados do Esporte Clube Bahia, o mais popular do Nordeste.

Estasrão presentes Luiz Caraciolo Teles, jornalista e mestre em Comunicação em culturas contemporâneas que, desde janeiro de 2018, trabalha na equipe de comunicação do Esporte Clube Bahia e coordena o projeto do primeiro museu do clube, a ser inaugurado em dezembro de 2019. Além dele, participa do bate-papo Tiago Cesar dos Santos, administrador e consultor, mestre em Administração e diretor administrativo da Faculdade Baiana de Direito, que também atua como assessor de planejamento do Esporte Clube Bahia.

Os participantes do debate apresentarão as campanhas de comunicação que têm posicionado o clube em diversas causas sociais, como o combate à violência, a igualdade de gênero, a intolerância religiosa e os direitos indígenas. A pauta é refletir sobre como usar a tradicional paixão pelo futebol para o engajamento a debates sociais mais amplos.

Gratuito, o evento será realizado no auditório do Museu e quem não puder comparecer, poderá acompanhar o debate pelas redes sociais da instituição.

“Faz parte da missão do museu inspirar ideias e experiências a partir do futebol. Procuramos estar atentos ao que acontece de positivo no mundo do futebol, como é o caso das campanhas recentes lançadas Esporte Clube Bahia. Promovendo esse bate-papo, reafirmamos nossa certeza de que o futebol pode contribuir com transformações sociais positivas e tão necessárias”, afirma Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do museu.

Também dentro da programação da Semana de Museus, duas atividades educativas serão propostas ao público que visitar o Museu do Futebol nos dias 18 e 19 de maio, são elas: “Cidade do Futebol”, no dia 18, na sala Origens, das 14h às 15h30, a ação relaciona a influência do futebol na cultura de São Paulo e as relações dos clubes com bairros e pontos turísticos importantes da cidade e “Cosmópolis”, jogo de perguntas e respostas que instiga os participantes a conhecerem curiosidades que tornaram o futebol o esporte mais popular do mundo, no dia 19, entre 14h e 15h30, na sala Copas do Mundo.

SERVIÇO:

Debate “Ações afirmativas na cultura do futebol”

Dia 18, das 10h às 13h

Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes) e transmissão pelas redes sociais do Museu

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia

Atividade educativa “Cidade do Futebol”

Dia 18 de maio, das 14h às 15h30

Sala Origens

Atividade educativa “Cosmópolis”

Dia 19 de maio, das 14h às 15h30

Sala Copas do Mundo

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, das 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

Fonte: Sec. de Cultura de São Paulo