Acervo Artístico Cultural tem exposição virtual Mulheres Modernas

“Mulheres Modernas” é a nova versão virtual da exposição presencial de obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, reunidas no Palácio dos Bandeirantes. Acesse a exposição clicando aqui.

Pensando em quem são as mulheres modernas, há muitos exemplos na História da Humanidade, desde séculos atrás, se for considerado o termo “moderno” o novo, o despir-se de pensamento e costumes baseados em tradições, a ideia de transformação. Mulheres fortes que transformaram realidades e mudaram o modo de pensar, de viver, de trabalhar e de serem vistas.

Por meio de um conjunto de pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e esculturas, do fim do século XIX às primeiras décadas do Século XX, – a obra mais antiga data de 1890, seguindo até a década de 1960, podemos identificar mudanças no campo da Arte, mulheres autoras e retratadas por artistas, e a história de alguns dos artistas que participam dessa transformação.

Em destaque, obras de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral retratam mulheres da época, assim como os artistas do período, Ismael Nery, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho, que também retrataram poetisas, figuras marcantes da sociedade, como a primeira galerista de arte de São Paulo. Outro destaque também da exposição é a pioneira como fotógrafa no Brasil, nas décadas de 1950/60, Maureen Bisiliat.

Fonte: Acervo dos Palácios