ACAM Portinari recebe Medalha do Mérito Museológico em Belém (PA)

Angelica Fabbridiretora do Museu Casa de Portinari
Angelica Fabbri,diretora do Museu Casa de Portinari/Foto:Divulgação

Premiação aconteceu na última segunda-feira (24/11) durante o 6º Fórum Nacional de Museus; a diretora executiva, Angelica Fabbri, representou a instituição no evento

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), parceira da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo na administração de três unidades museológicas no interior de São Paulo – Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão) – e nas ações de apoio ao Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), recebeu, na noite da última segunda-feira (24/11), a Medalha do Mérito Museológico, durante a  6º Fórum Nacional de Museus, que acontecerá em Belém (PA). A museóloga Angelica Fabbri, diretora executiva da instituição, esteve presente no evento, representando a ACAM Portinari. 

Considerada a principal condecoração da área, a Medalha foi criada em 2004, ano que marcou os 20 anos da Lei 7287 de 18 de dezembro de 1984, que regulamentou o exercício da profissão de Museólogo no Brasil. Ela tem como função reconhecer, publicamente, o trabalho de pessoas e instituições que lutaram pela regulamentação da atuação de museólogo, pelo exercício profissional, pela formação acadêmica, pela difusão do conhecimento e pelas instituições museológicas.

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari trabalha para o aprimoramento da área cultural, particularmente a museológica, por meio da colaboração técnico-operacional e financeira. Suas ações são voltadas para o desenvolvimento dos museus e busca constantemente promover seu aprimoramento, qualificando-os como centros regionais de excelência para execução das políticas públicas na área da cultura da Secretaria.