Início da Temporada de Projetos 2016 e Marcia Vaitsman

Paços da Arte

A primeira edição da Temporada de Projetos 2016 reúne os trabalhos dos artistas Alex Oliveira, Anaisa Franco e Sergio Pinzón e do curador Philipe F. Augusto. Entrada gratuita.

Alex Oliveira propõe entremear fotografia e performance na série fotográfica “Fora do Lugar”. O artista investiga as semelhanças entre as paisagens da caatinga, sertão e as paisagens desérticas pontilhadas por oásis dos países do Oriente Médio.

Anaisa Franco, por sua vez, reutiliza conceitos de psicologia como paranoia, ansiedade, vergonha e frustração para criar as esculturas eletrônicas e interativas de “Psicossomáticos”. A artista questiona a possibilidade de inserir comportamentos, sentimentos e emoções dentro de máquinas esculturais expandidas, que poderão ser experimentadas pelo público por meio do contato humano.

Já Sergio Pinzón exibe o inédito “Projeto de ciclorama #2”, elaborado especialmente para a área externa da instituição. A obra propõe um diálogo entre imagens do Palácio de Versalhes e a fachada do Paço das Artes, instigando o espectador a criar relações entre os dois lugares.

Além dos trabalhos destes três artistas, o Paço das Artes recebe “Jogo de forças”, projeto curatorial de Philipe F. Augusto, que reflete sobre as relações de força e de poder na sociedade por meio de obras de Alexandre Colchete, Clara Ianni, Deyson Gilbert, Dias & Riedweg, Jaime Lauriano, Lucas Simões e Regina Parra.

No dia da abertura, a dupla Dias & Riedweg fará a performance “Nada quase nada” (2016), uma encenação com leitura de textos do escritor Robert Walser, em diálogo com a instalação “Blocão” (2014). Esta obra é composta por 80 frases de conteúdo político, ditas em público entre 1944 e 2014. Também haverá uma ação dos espectadores sobra a obra “Recalque diferencial” (2015), do artista Lucas Simões.

Ao longo do ano, a instituição exibirá, ainda, os trabalhos dos demais artistas selecionados para a Temporada de Projetos 2016: Bruno Oliveira e Victor Tozarin, Grasiele Sousa e Marina Takami, José Viana (em colaboração com Camila Fialho), Raphaela Melsohn, Rafael Pagatini e Tiago Mestre.

TEMPORADA DE PROJETOS 2016
Júri: Fernando Oliva, Priscila Arantes (diretora artística e curadora do Paço das Artes) e Thaís Rivitti
Pré-seleção: Christiana Moraes, Larissa Souto, Mariana Sesma e Priscila Arantes.
Abertura: 28 de janeiro de 2016, quinta-feira, às 19h
Visitação: até 27 de março de 2016

Quartas a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h | Entrada gratuita
Agendamentos de visitas orientadas: educativo@pacodasartes.org.br

Paço das Artes
Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Tel.: (11) 3814-3842 | 3815-4895

Na mesma ocasião, a instituição inaugura o vídeo “Impermanência”, de Marcia Vaitsman (http://bit.ly/23f9qZ3), e a exposição “Programando o visível”, de Harun Farocki (http://bit.ly/1INefSG).

Fonte: Paço das Artes