Abertas as inscrições para o primeiro minicurso gratuito de capacitação do Ibermuseus em 2021

Pelo segundo ano consecutivo, o Ibermuseos oferecerá gratuitamente minicursos virtuais de formação dirigidos a trabalhadores de museus ibero-americanos. O ciclo 2021 terá início com o curso “Estratégias de Gestão de Riscos para Pequenos e Médios Museus”, nos dias 07, 08 e 09 de julho. As inscrições acontecem até o dia 11 de junho, clicando aqui.

Realizado em colaboração com o Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauração de Bens Culturais (ICCROM), o curso tem como objetivo apresentar ferramentas metodológicas para a tomada de decisões sobre os riscos a que estão expostas as coleções de pequenos museus. Destina-se a profissionais responsáveis ​​pela tomada de decisões sobre a gestão e conservação de até 10 mil bens museológicos.

O curso será realizado em três dias, totalizando 6 horas. As sessões serão ministradas e mediadas por profissionais especialistas do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México que, por meio de sessões teórico-conceituais e uma sessão interativa, responderão às seguintes questões: O que é gestão de riscos? Que métodos existem? Que estratégias podem ser implementadas? Qual a importância da documentação para a identificação do bem cultural e sua conservação?

Para saber mais sobre o perfil dos instrutores, clique aqui.

Tópicos na agenda

Teoria e conceituação de gestão de risco; Avaliação de coleção para gestão de risco e Estratégias de identificação e tratamento de riscos.

Público-alvo

O curso tem uma cota para 70 trabalhadores vinculados a museus dos 22 países da região ibero-americana que devem atender aos seguintes critérios: Estar trabalhando em um museu da região e ser a pessoa responsável pela tomada de decisões sobre a gestão e conservação de até 10 mil ativos do museu.

Como participar?

As inscrições para o curso estarão abertas até 11 de junho. Para se candidatar é necessário preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/8zUnKckUjnJTNzvN9

Seleção

No final do período de candidatura, as pessoas inscritas serão submetidas a um processo seletivo e apenas as primeiras 70 pessoas selecionadas serão contactadas para confirmação do seu interesse e disponibilidade para participar. O Programa Ibermuseus não fará contato com pessoas que não sejam selecionadas, portanto, é importante certificar-se de que seu e-mail está correto.

Certificado de participação

Ao final do curso, os profissionais que tiverem 100% de participação receberão um certificado de participação emitido pelo Programa Ibermuseus.

Para mais informações, escreva para convocatorias@ibermuseus.org.

Fonte: Ibermuseus