Abertas as inscrições para o I Simpósio Internacional sobre Ionização Gama do IPEN

Como a ionização gama pode contribuir para a conservação do patrimônio cultural? Esta e outras questões relativas a esse assunto serão apresentados durante o I Simpósio Internacional sobre Ionização Gama: tecnologia para preservação de acervos, que será realizado no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieron – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo.

Gratuito, o evento é realizado por meio do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) com o apoio da Coleção Ivani e Jorge Yunes e Universidade de São Paulo (USP).

Serão apresentados estudos de casos e pesquisas desenvolvidas pelo IPEN, em que serão demonstradas a aplicabilidade e os benefícios do tratamento pela técnica de ionização gama em bens culturais. O evento contará ainda com a palestra do especialista Laurent Cortella, da ARC-Nucléart da Comissão de Energia Atômica da França, que falará sobre a aplicação da radiação gama par desinfecção de artefatos históricos. A atividade contará com tradução simultânea.

O pesquisador Pablo Vasquez, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do CETER/IPEN organiza o evento.

As inscrições são gratuitas e  devem ser feitas pelo site https://doity.com.br/ionizacao-gama-para-preservacao-de-acervos.

SERVIÇO

I Simpósio Internacional sobre Ionização Gama: tecnologia para preservação de acervos

Dia 25 de outubro, das 9h às 17h.

Auditório Rômulo Ribeiro Pieron – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)

Avenida Professor Lineu Prestes, nº 2.242, Butantã, São Paulo/SP

Informações: 11 3133-8899

Fonte: IPEN