Abertas as inscrições para I Encontro de Preservação Digital

Participação no evento on-line é gratuita

Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Preservação Digital, que será realizado no dia 19 de novembro, às 14h, com transmissão pela plataforma Microsoft Teams. Realizado em parceria pelo Arquivo do Estado de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, Rede Cariniana-IBICT, Sesc Memórias e  Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a participação é gratuita. Para se inscrever, clique aqui.

Programação

14h – Abertura institucional da Pinacoteca

14h10 – Palestra Preservação Digital: um trajeto no tempo, com Miguel Angel Mardero Arellano (Rede Cariniana)

15h00 – Experiência de implementação do AtoM no Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), com Carlos Menegozzo (APESP). O aplicativo AtoM tem sido amplamente adotado como solução de banco de dados para arquivos, mas oferece desafios quanto à utilização. A exposição tem por objetivo compartilhar a experiência de utilização do AtoM no APESP, com ênfase nos recursos relacionados à importação de grandes volumes de dados.

15h15 – Estudos de Preservação Digital em um Centro de Memórias a partir do AtoM, com Letícia Dalla Valle (Sesc Memórias). Centros de memórias geralmente apresentam como principais características o recorte temático e hibridismo de seus acervos – não raro coletados com vínculos arquivisticos frágeis e pouco contexto de produção, não refletindo claramente as atividades institucionais. Diante da tarefa de implementar um Repositório Digital Arquivístico Confiável em um cenário com muitos desafios pré-sistemicos, a equipe do Sesc Memórias apresenta algumas experiências e panorama de ações a partir de um teste com AtoM.

15h30 – Experiência de implementação do Archivematica na Pinacoteca de São Paulo, com Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli (Pinacoteca de São Paulo). A preservação digital de documentos em longo prazo na Pinacoteca de São Paulo teve como ponto de partida a elaboração de uma Política de Preservação Digital. A partir daí foi possível elaborar o planejamento de implementação de um Repositório Digital Arquivístico Confiável (RDC-Arq). Por meio desse relato a equipe da Pinacoteca irá apresentar os principais pontos que envolveram a instalação e uso do Archivematica.

15h45 – Debate

16h00 – Encerramento

Os inscritos receberão o link e instruções para participação por e-mail. O link é para uso pessoal e intransferível. Suas informações pessoais estão protegidas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

Fonte: Pinacoteca de São Paulo