Abertas as inscrições para curso INTRODUÇÃO À CONSERVAÇÃO DE TÊXTEIS

Conservação Preventiva de Acervos Históricos de Têxtil e Moda é o foco da atividade

Estão abertas as inscrições para o curso on-line Introdução à conservação de têxteis, que será realizado nos dias 18, 20, 25 e 27 de agosto e 01, 03, 08, 10, 15 e 17 de setembro, das 18h às 22h30, pela Arte & Cultura | Bidoli Conservação e Restauração de Bens Culturais.

O curso tem como objetivo capacitar os alunos em conceitos sobre as principais categorias de arte têxtil, a realizar diagnósticos do estado de conservação e identificação de patologias, além dos tratamentos adequados de conservação preventiva a cada tipo de têxtil. 

Ministrada por Maria Adelina Pereira, Engenheira Química e Superintendente do Comitê Brasileiro de Normalização Têxtil e Vestuário da ABNT e pelo Conservador-restaurador Mauricio Bidoli, a atividade é voltada a profissionais e estudantes das mais diversas áreas, como museologia, arquitetos, artistas plásticos, profissionais da área de conservação e restauro, estudantes das áreas de conservação e restauração, profissionais da área de moda, colecionadores que possuem acervos têxteis e interessados no campo da conservação e restauração em geral. 

“O trabalho de preservação do objeto têxtil ainda é pouco conhecido no Brasil. Apesar de alguns avanços, há muito a ser feito por sua difusão e profissionalização. Entender o objeto têxtil como um documento passível de preservação, significa identificar em detalhes suas características técnicas (morfológicas, de construção e modelagem) e culturais (fins a que o objeto têxtil destinasse). Somente, então, o trabalho com o objeto têxtil pode ser delineado como aquele direcionado à sua conservação preventiva, conservação ou mesmo restauração”, afirma o conservador-restaurador André Maurício Bidoli.

As inscrições podem ser feitas clicando aqui. O investimento é de R$ 500. Foram disponibilizadas 15 vagas com desconto de 20% para quem for inscrito na Plataforma ADA do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O link para inscrições com desconto será enviado aos inscritos na Plataforma ADA por e-mail. Cada funcionário de museu, instituição ou organização deve se inscrever separadamente.   

 Mais informações: https://www.bidoli.com.br/curso-conservacao-de-texteis ou pelo e-mail mauricio.bidoli@hotmail.com.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: Arte & Cultura | Bidoli Conservação e Restauração de Bens Culturais