ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO VIRTUAL DO CICLO DE GESTÃO CULTURAL

Dividido em três eixos, o ciclo proporcionará diálogos, oficinas e mentorias gratuitas para os participantes

O Ciclo de Gestão Cultural, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia criativa, Poesis e Oficinas Culturais, consiste em uma série de diálogos, oficinas e mentorias com pensadores, gestores, pesquisadores e produtores, que aprofunda discussões sobre questões da área da cultura e propicia a troca de experiências bem-sucedidas de gestão, consolidando formas de atuar em diferentes contextos e localidades. Em 2020, sua primeira edição virtual combina três eixos: “para conectar”, “para aplicar” e “para refletir”.

Para conectar

Na “Mentoria de Projetos e Ações Culturais”os integrantes participarão de mentorias coletivas de projetos e ações culturais, troca de experiências e conexão entre participantes do estado de São Paulo, procurando entender modelos, desafios e oportunidades comuns. Serão realizados três encontros de três horas cada, com quatro turmas divididas por segmento: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Memória e Patrimônio. Serão selecionados até 15 projetos por turma e as inscrições devem ser feitas até o dia 7 de setembro, neste link. A turma de Artes Cênicas se reunirá às segundas-feiras, dias 21 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro. Às terças-feiras acontecerão os encontros da turma de Artes Visuais, nos dias 22 de setembro, 27 de outubro e 1º de dezembro. Em seguida, às quartas-feiras, dias 23 de setembro, 28 de outubro e 9 de dezembro, será a vez da turma de Música. Por fim, os selecionados para a turma de Memória e Patrimônio se reunirão às quintas-feiras, dias 24 de setembro, 29 de outubro e 3 de dezembro. Todos os encontros serão realizados pela plataforma Zoom, das 19h às 22h.

Para aplicar

Propondo um percurso que busca inspirar com novas ideias, trocar experiências e consolidar aprendizados em áreas fundamentais da gestão cultural e criativa, este eixo tem como objetivo tornar os participantes aptos a lidarem com algumas das principais demandas que envolvem o setor. Os encontros deste eixo serão sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom.

Na oficina “Planejamento e Gestão” os participantes conhecerão ferramentas para elaboração, planejamento e gestão de projetos culturais para aplicação ao mercado, com foco na sustentabilidade e no bom desempenho de sua atuação na área. A oficina será nos dias 29 de setembro e 1º, 5 e 8 de outubro e as inscrições estão abertas até o dia 21 de setembro, neste link.

Erick Krulikowski irá tratar da importância do empreendedorismo e da liderança para que um projeto saia do papel na oficina “Liderança, Inovação e Empreendedorismo”. Os encontros serão dedicados a trocas, práticas e apresentação de conceitos essenciais e acontecerão nos dias 13, 15, 20 e 22 de outubro e as inscrições podem ser feitas neste link até o dia 5 de outubro. 

Para trazer um panorama do funcionamento das principais leis de incentivo à cultura disponíveis nas esferas estadual e federal, Daniele Torres irá explorar a importância do bom desenvolvimento de um projeto, no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, captação, gestão e prestação de contas na oficina “Incentivos Culturais”. Os encontros serão dias 3, 5, 10 e 12 de outubro e as inscrições devem ser realizadas neste link até o dia 26 de outubro. 

Há múltiplas modalidades de financiamento público e privado. Com foco na diversificação de fontes de recursos, a oficina “Financiamento à Cultura” apresenta ferramentas para comercializar projetos e programas culturais, trazendo conceitos para guiar um plano de captação, do planejamento à conquista. Com Daniele Torres, os dias da oficina serão 17, 19, 24 e 26 de novembro e as inscrições estão disponíveis até o dia 9 de novembro, neste link

Para refletir

Em tempos de transformação, especialistas discutem sobre o papel da arte e da cultura no novo contexto. Este eixo traz uma série de webinários que pretende ampliar repertórios e visões de mundo, por meio do compartilhamento de experiências na prática, provocações sobre cultura como geração de valor para negócios e trabalhos em rede. Os webinários acontecerão sempre às segundas-feiras, das 15 às 17h e estarão acessíveis em libras.

O atual contexto de pandemia disparou uma série de reflexões e acelerou mudanças. Em um mundo célere e tecnológico, qual o espaço reservado à arte e à cultura? Qual o impacto da alta disponibilidade de informação e conteúdo para artistas e produtores? Como arte e cultura podem ressignificar e regenerar a sociedade? O webinar “O Papel da Cultura no Novo Contexto” trará essas reflexões no dia 14 de setembro, as inscrições estão disponíveis até o dia 10 de setembro, neste link.

Em Liderança e Gestão Cultural em Tempos Complexos, a discussão será sobre as novas formas de pensar, estruturar e liderar transformações no âmbito cultural e criativo, refletindo sobre o papel do gestor cultural neste processo e como deve se preparar para liderar a transformação necessária para criar instituições e projetos mais resilientes e sustentáveis. O encontro será dia 28 de setembro e as inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembro, neste link

Para pensar em soluções e projetos sustentáveis, é fundamental que o empreendedor compreenda as demandas e os perfis de um público específico. Adriana Barbosa e Bruno Barroso, fundadores de plataformas que lidam e dependem de empreendedores, conversam sobre a criação de seus negócios e contam como identificam os profissionais de maior potencial em seus projetos no webinar “Inovação e Empreendedorismo Criativo”. O encontro será dia 5 de outubro e as inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro neste link.

Cada vez mais, artistas precisam entender ferramentas do ambiente digital. Rafa Cappai e Nathy Faria, artistas que ajudam outros artistas a se posicionarem nas redes, conversam com Guilherme Petrilli sobre marketing digital, narrativa e identidade artística no encontro “O Artista no Ambiente Digital”, no dia 19 de outubro. As inscrições estão disponíveis neste link até o dia 14 de outubro. 

Em “Políticas Culturais para uma Nova Sociedade”, Jailson de Souza e Silva e Leonardo Brant, pensadores e empreendedores, discutem sobre políticas de cultura e o papel do Estado neste contexto. O encontro será dia 26 de outubro, para realizar a inscrição, basta acessar este link até o dia 21 do mesmo mês. 

No webinar “Acessibilidade na Cultura”, Leonardo Castilho, produtor e multiartista surdo, e Mila Guedes, consultora em diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, mediados por Ana Clara Schneider, consultora de acessibilidade com foco em consumo, discutem sobre a importância de planejar projetos e produtos culturais acessíveis já em suas etapas de idealização e concepção. Para estar presente na sala do Zoom dia 9 de novembro, é necessário realizar a inscrição até o dia 4 de novembro neste link.

As pesquisas e os dados permitem uma nova compreensão da realidade, sendo capazes de apoiar agentes culturais e criativos na elaboração de estratégias para o desenvolvimento do setor. Na conversa “Dados que Revelam Histórias: Pesquisas e Indicadores na Cultura”, Dani Ribas e Isaíra Maria Garcia de Oliveira falam sobre como os números e os indicadores são fundamentais para uma iniciativa sustentável, e como os números revelam boas histórias. O encontro será dia 16 de novembro e as inscrições estão disponíveis até o dia 11 de novembro, neste link.

A discussão sobre a sustentabilidade dos arranjos econômicos e socioculturais locais vem ganhando força. Movimentos que fomentam a circulação de bens e serviços fora dos grandes centros têm crescido, em contraponto à tendência concentradora das grandes capitais. Leandro Valiati, economista, e Regina Vieira, especialista em economia criativa, debatem sobre os impactos econômicos da cultura e sobre como as cidades do interior podem se beneficiar deste movimento em “Cultura e Arranjos Econômicos Locais”. A conversa será no dia 23 de novembro, para participar, é necessário se inscrever até o dia 18 de novembro, neste link.

Em “Arte, Cultura e Tecnologia”, Lucimara Letelier, curadora do projeto HiperMuseus e fundadora do Museu Vivo, e VJ Pixel, artista multimídia, mostram cases e discutem sobre os desafios e oportunidades da tecnologia no universo cultural e criativo. Este webinar acontecerá no dia 7 de dezembro e as inscrições devem ser feitas neste link até o dia 2 de dezembro. 

SERVIÇO

Para conectar

MENTORIA DE PROJETOS E AÇÕES CULTURAIS

Dani Ribas, Katia Canton, Mariana Várzea e Romulo Avelar

Turmas:

Artes Cênicas | 21 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro, segundas-feiras, das 19h às 22h

Romulo Avelar

Artes Visuais | 22 de setembro, 27 de outubro e 1 de dezembro, terças-feiras, das 19h às 22h

Katia Canton

Música | 23 de setembro, 28 de outubro e 9 de dezembro, quartas-feiras, das 19h às 22h

Dani Ribas

Memória e Patrimônio | 24 de setembro, 29 de outubro e 3 de dezembro, quintas-feiras, das 19h às 22h

Mariana Várzea

Serão selecionados até 15 projetos por turma

Seleção: projeto (resumo, objetivos, impactos e desafio atual)

Plataforma: Zoom

Inscrições até 7 de setembro: https://forms.gle/2TPjq2QNrmoaWeGJA
Resultado da seleção: 14 de setembro

Para aplicar

PLANEJAMENTO E GESTÃO

Erick Krulikowski

29 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h | convidada: Valerya Borges

1 de outubro, quinta-feira, das 19h às 21h

6 de outubro,  terça-feira, das 19h às 21h | convidado: Kdu dos Anjos

8 de outubro, quinta-feira, das 19h às 21h

30 vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Inscrições até 21 de setembro: https://forms.gle/9tbkfksjasD34FLP6 

LIDERANÇA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Erick Krulikowski

13 de outubro, terça-feira, das 19h às 21h | convidada: Germana Uchôa

15 de outubro, quinta-feira, das 19h às 21h

20 de outubro, terça-feira, das 19h às 21h | convidada: Ludmilla Rossi

22 de outubro, quinta-feira, das 19h às 21h

30 vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Inscrições até 5 de outubro: https://forms.gle/9tbkfksjasD34FLP6

INCENTIVOS CULTURAIS

Daniele Torres

3 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h | convidado: Henilton Menezes

5 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

10 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h | convidada: Cris Olivieri

12 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

30 vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Inscrições até 26 de outubro: https://forms.gle/9tbkfksjasD34FLP6

FINANCIAMENTO À CULTURA

Daniele Torres

17 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h | convidado: Paulo Ramicelli

19 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

24 de novembro, terça-feira, das 19h às 21h | convidado: Leonardo Letelier

26 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h

30 vagas

Seleção: primeiros inscritos

Plataforma: Zoom

Inscrições até 9 de novembro: https://forms.gle/9tbkfksjasD34FLP6

Para refletir

O PAPEL DA CULTURA NO NOVO CONTEXTO

Marta Porto e Evandro Fióti | Mediação: Daniele Torres e Erick Krulikowski

14 de setembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Transmissão acessível em libras no Facebook e YouTube 

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 10 de setembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

LIDERANÇA E GESTÃO CULTURAL EM TEMPOS COMPLEXOS 

Beth Ponte e Maria Helena Cunha | Mediação: Erick Krulikowski
28 de setembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras 

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 23 de setembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO CRIATIVO 

Adriana Barbosa e Bruno Barroso | Mediação: Erick Krulikowski

5 de outubro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 30 de setembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

O ARTISTA NO AMBIENTE DIGITAL 

Guilherme Petrili, Nathy Faria e Rafa Cappai | Mediação: Erick Krulikowski

19 de outubro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Transmissão acessível em libras no Facebook e YouTube

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 14 de outubro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

POLÍTICAS CULTURAIS PARA UMA NOVA SOCIEDADE

Jailson de Souza e Silva e Leonardo Brant | Mediação: Daniele Torres

26 de outubro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 21 de outubro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

ACESSIBILIDADE NA CULTURA 

Leonardo Castilho e Mila Guedes | Mediação: Ana Clara Schneider

9 de novembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 4 de novembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

DADOS QUE REVELAM HISTÓRIAS: PESQUISAS E INDICADORES NA CULTURA

Dani Ribas e Isaíra Maria Garcia de Oliveira | Mediação: Daniele Torres

16 de novembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 11 de novembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

CULTURA E ARRANJOS ECONÔMICOS LOCAIS

Leandro Valiati e Regina Vieira | Mediação: Erick Krulikowski

23 de novembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 18 de novembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

ARTE, CULTURA E TECNOLOGIA

Lucimara Letelier e VJ Pixel | Mediação: Erick Krulikowski

7 de dezembro, segunda-feira, das 15h às 17h 

200 vagas para participantes no Zoom
Acessível em libras

Seleção: primeiros inscritos

Inscrições até 2 de dezembro: https://forms.gle/BTyzxHC2X9FvSm1U6 

Fonte: Sec. de Cultura e Economia Criativa