Retrospectiva: Sonhar o Mundo e Fórum São Paulo trabalham a temática “mulheres”

Postado em: 31 de dezembro de 2021 | Notícias

Sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”, a campanha Sonhar o Mundo deste ano deu continuidade ao ciclo de sensibilização e discussão iniciado no final de 2020, quando a ação abrigou o tema “equidade de gênero” mediante parceria entre o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”.

Desde então, diversas ações de conscientização e comoção foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Com o intuito de concretizar o legado desse ciclo, a edição desse ano manteve a tônica “Mulheres” e buscou engajar os museus na construção de soluções e prosseguir em suas responsabilidades de atuar na sociedade, construindo ativamente o futuro almejado em questões como respeito e combate à violência, preconceito e discriminação social.

A campanha foi realizada de 6 a 12 de dezembro, de forma on-line, pelo SISEM-SP, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e os museus articuladores: Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre.

A Sonhar o Mundo é uma ação da Secretaria que articula e mobiliza os museus paulistas, incentivando-os à promoção da reflexão e do debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Realizada tradicionalmente na semana que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), parte do pressuposto de que os museus devem atuar como instrumentos de transformação social ao incentivar as instituições a criarem ações relacionadas à temática proposta. Confira a programação completa clicando aqui.

Além da programação com atividades realizadas voluntariamente pelos museus paulistas que aderirem à campanha, a Sonhar o Mundo promoveu, em 2 de dezembro, o webinário “O cenário de violações dos direitos das mulheres e a atuação das instâncias de proteção”.

Foram convidadas representantes das mais diversas instâncias de proteção aos direitos das mulheres para abordarem e conscientizarem sobre o tema. Saiba mais sobre o webinário e suas participantes clicando aqui.

Outra atividade realizada foi a oficina “Proteção para Mulheres nos Museus”, em 3 de dezembro, ministrada por Agnes Karoline de Farias Castro, integrante da rede Promotoras Legais Populares. O público-alvo foram as profissionais de museus, que puderam se tornar multiplicadoras dentro das suas instituições.

Posteriormente, com base no que foi exposto nesses eventos, será elaborado um protocolo de ações a serem desenvolvidas nos museus do estado visando a proteção das mulheres, sejam elas trabalhadoras ou público das instituições.

3º Fórum São Paulo

O Projeto Intercontinental As Mulheres Transformam os Museus realizou o 3º Fórum São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro, com a temática “Epistemologias e Memórias Situadas: da Escuta à Escrita. Reflexões desde a prática”, coordenado, no Brasil, pela Profa. Dra. Lilian Amaral, pesquisadora do DIVERSITAS USP. O projeto estabelece diálogo entre países e práticas museais em contexto ibero-americano.

Este é o terceiro Fórum Internacional do projeto Mulheres Transformam os Museus: da igualdade à equidade e tem como proposta configurar uma cartografia contemporânea de boas práticas sobre as questões da memória através do protagonismo feminino e narrativas de comunidades, por meio da análise das práticas museológicas, educacionais e artísticas envolvidas com os territórios, promovendo a equidade de gênero e os direitos humanos em contexto ibero-americano.

As conquistas, obstáculos, recursos e demandas que emergiram dos processos de escuta e intercâmbio desenvolvidos ao longo de 2021 pelos três países articuladores – Espanha, Argentina e Brasil, foram as bases e as diretrizes para este que foi o último encontro internacional realizado em São Paulo. 

Fortalecer redes, ampliar o intercâmbio e dar visibilidade às práticas e pesquisas estiveram entre os desafios do evento. Além da página web especialmente desenvolvida para agregar as múltiplas vozes e miradas entrelaçadas ao longo do projeto – , e contando com a participação de pesquisadoras, artistas, museólogas, educadoras e gestores participantes das diversas ações desenvolvidas, entre elas, seminários periódicos, oficinas de narrativas audiovisuais e escutas ativas participativas, está sendo organizada a edição de um vídeo-livro que será publicado em 2022 como um dos diversos resultados gerados pelo projeto colaborativo.

No canal do Youtube do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, é possível conferir os vídeos  das demais ações do projeto Mulheres Transformam os Museus , assim como na página web do projeto i9nternacional.

Fonte: SISEM-SP e As Mulheres Transformam os Museus

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo