5ª Semana Nacional de Arquivos terá programação totalmente virtual

De 7 a 11 de junho será realizada a 5ª Semana Nacional de Arquivos, que consiste em uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país, com o objetivo de aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

O evento está inserido no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (09 de junho) e na Semana Internacional de Arquivos, seguindo o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). O tema escolhido para esta edição é Empoderando Arquivos. As atividades serão on-line em virtude da pandemia da Covid-19.

Acesse http://semanadearquivos.an.gov.br  e confira a programação das atividades disponíveis realizadas por instituições diversas de todo o país, como arquivos, entidades detentoras de acervos, centros de memórias e outras instituições culturais.

Segundo o ICA, a temática do evento levanta questões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando a monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos.

Também pode ser abordado, dentro dessa temática, como o trabalho em rede, a colaboração e o apoio de outras áreas ajudam a capacitar os arquivos e seus profissionais para o alcance de suas metas e objetivos, ao mesmo tempo em que possibilitam que outros setores e o público em geral compreendam melhor o trabalho desenvolvido.

Além disso, pode-se discutir como desafiar a teoria e a prática arquivística atual para torná-la mais diversa e inclusiva diante de diferentes vozes e histórias.

Fonte: Arquivo Nacional