4o Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol

De 6 a 9 de setembro, o Museu do Futebol realiza a quarta edição do Simpósio Internacional de Estudos sobre Futebol. O evento será em formato híbrido (presencial e virtual), com mesas-redondas no Auditório do Museu do Futebol e no Sesc Pompeia, com transmissão ao vivo e tradução simultânea. ​ 

O Simpósio terá como tema “Às margens da memória: o futebol nacional entre o regional e o global”. Diante das efemérides de 2022 (bicentenário da Independência e centenário da Semana de Arte Moderna), e da primeira Copa do Mundo de futebol masculino disputada no Oriente Médio, a edição colocará em perspectiva a questão da identidade nacional, levando em consideração processos históricos tanto regionais quanto globais.    

Ao todo, serão seis mesas-redondas divididas entre os quatro dias do evento. Entre os temas em debate estarão gênero, diversidade, racismo, política, entre outros, sempre atrelados à temática do futebol.  

Entre os nomes de destaque que participarão do evento estão os ex-jogadores Raí, Aranha e Dilma Mendes; Brenda Elsey, historiadora estadunidense e especialista em política, gênero e futebol na América Latina; Pablo Alabarces, sociólogo argentino e especialista em futebol, violência e política; Faras Ghani, jornalista paquistanês, editor da Al Jazeera e responsável pela cobertura in loco da Copa do Mundo do Catar 2022. E muitos outros (Confira a programação completa aqui). 

Além das mesas-redondas, o Simpósio contará também com apresentações virtuais de Grupos de Trabalho e e-Pôsteres, organizados em 20 temas, incluindo clube-empresa, direitos de transmissão, esportes eletrônicos, expressões artísticas, formas de jogar e de torcer, futebol amador e de várzea, mulheres, negros(as) e pessoas LGBTQIAP+ no futebol, gestão e marketing, museologia e processos museológicos, política, regionalidades, dentre outros.   

Sobre o Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol  

O Simpósio organizado pelo Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura e Economia do Estado de São Paulo, é um evento quadrienal, que mobiliza a mais expressiva produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diversas áreas de conhecimento, voltados para a temática do futebol. Desde a primeira edição, em 2010, o evento proporciona conferências com pessoas renomadas dos mais variados temas neste campo. ​  

Para a quarta edição, a proposta é não só oferecer o que de melhor tem sido produzido por pesquisadores no Brasil e no exterior sobre a temática, mas também as experiências daqueles(as) que vivenciaram o esporte, seja como atletas, seja como jornalistas.   

 SERVIÇO   

 4º Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol   

Data: 6 a 9 de setembro 

Local: Auditório do Museu do Futebol, Sesc Pompeia e transmissão online 

Programação: Confira a programação completa no site https://www.even3.com.br/4simposiofutebol/