3° Edição Projeto Carlitos no Museu do Futebol

Na 3° edição do Projeto Carlitos, alunos associam Ciências e Matemática ao Futebol
 
O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no Estádio do Pacaembu – deu início à 3ª edição de “Carlitos”, projeto desenvolvido pelo Núcleo Educativo do Museu em parceria com a escola de educação infantil e ensino fundamental Carlitos, localizada em Higienópolis, na zona oeste de São Paulo.
 
A parceria entre o Museu do Futebol e a escola Carlitos tem como objetivo reforçar o diálogo entre o ensino formal, representado pelas instituições escolares, e o ensino não formal, proporcionado pelo Museu. Dessa forma, as crianças integrantes do projeto se relacionam com os temas abordados nas exposições do acervo com os assuntos estudados em sala de aula. Os encontros entre os educadores, professores e alunos acontecem todas as quintas-feiras, das 17h às 18h.
 
Durante os seis encontros, que ocorrem tanto no Museu como na sala de aula, os alunos do 5° ao 8° ano têm a oportunidade de conhecer o futebol como forma cultural. Os professores de ciência e matemática propõem aos alunos compreender a ligação do futebol com as respectivas matérias. Nas aulas de matemática, por exemplo, os estudantes conseguem visualizar conceitos de geometria a partir de figuras presentes nos esquemas táticos utilizados no futebol.
 
“A participação no projeto é enriquecedora. Muito além do impacto visual propiciado num primeiro momento, os alunos se interessam pelo Museu como um espaço em que é possível investigar questões que estejam por trás do tema futebol, dialogando com diversas áreas de conhecimento: história, português, ciências, matemática. O projeto possibilita que os alunos vejam outros sentidos no que estão estudando,” diz Ricardo Chiavassa, professor de matemática da escola.
 
Já em ciências, observa-se os processos metabólicos do corpo do jogador quando ele está em ação. Na ultima edição do projeto, na disciplina de história, os estudantes notaram a formação de times de colônias, criados por estrangeiros que buscavam se unir e manter contato com seus costumes.
 
O projeto Carlitos se encerra no dia 04 de outubro com um debate  para avaliação da 3ª edição, onde participam os coordenadores da escola e do Museu, educadores, alunos e professores.
 
O Núcleo Educativo do Museu do Futebol está trabalhando para que o projeto Carlitos seja ampliado. A proposta é que já no próximo ano as escolas do estado e da prefeitura também participem.
 
 
Sobre o Museu do Futebol
 
O Museu do Futebol pertence à Secretaria de Cultura do Governo do Estado e, desde sua inauguração, é gerido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma Organização Social de Cultura. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com  VIVO, AmBev, Cielo, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
 
Sobre a Escola Carlitos
 
A Escola Carlitos iniciou suas atividades em fevereiro de 1980 na Rua Minas Gerais, oferecendo uma proposta educacional destinada a atender crianças da faixa pré-escolar. Ao longo do tempo a escola ampliou sua atuação educacional e hoje atende da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental.
 
 
“3° Edição Projeto Carlitos”
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Data: 30 de agosto a 4 de outubro
Horário: 17h às 18h
Horário de visitação do Museu: das 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores) Crianças até 7 anos não pagam
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita
Telefone: (11) 3664-3848