2º Seminário Museu e Educação recebe inscrição de trabalhos até 15 de setembro

Após ter sido adiado no ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o 2º Seminário Museu e Educação está programado para acontecer nos dias 24 e 25 de novembro, em formato virtual.

A submissão de trabalhos e inscrições estão abertas e seguem até 15 de setembro. O edital da chamada de artigos está disponível aqui. Para efetuar o envio, clique aqui. Já as inscrições de ouvintes serão realizadas entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro.

O tema desta edição, “Educação museal e decolonialidade”, aborda um dos principais desafios enfrentados pelos museus na contemporaneidade: a necessidade de rever discursos e processos, a ampliação de narrativas, assim como a representação de objetos, com o intuito de integrar novos públicos e reforçar a função social dos museus.

O evento contará com conferências, mesa-redonda, grupos de trabalho com comunicações orais e oficinas. Os grupos de trabalho organizam-se entre (1) produção acadêmica, (2) produção museal e (3) propostas práticas, de acordo com a seguinte estrutura:

GT1 – Comunicações orais: Estudos e pesquisas acadêmicas em torno da educação museal e decolonialidade.
GT2 – Comunicações orais: Prática educativa, atuação política e reflexão teórica decoloniais em museus.
GT3 – Oficinas temáticas: ações educativas decoloniais: realização, planejamento ou avaliação (inscrições encerradas)*

* Devido à adaptação do seminário ao formato virtual, o GT 3, que previa a realização de práticas educativas, terá as propostas inscritas integradas aos grupos anteriores e não serão abertas novas inscrições.

Público-alvo

Profissionais de museus, educadores de instituições culturais, professores, pesquisadores, estudantes das áreas da museologia, pedagogia, ciências, artes, história, arqueologia, biblioteconomia, arquivologia, comunicação, patrimônio e demais áreas afins.

Para mais informações sobre o 2º Seminário Museu e Educação, acesse: http://bit.ly/museueducacao2021.

Fonte: 2º Seminário Museu e Educação