Museu do Futebol debate “Direitos autorais e acervos digitais”

O Museu do Futebol sedia em 13 de dezembro, das 9h30 às 13h, o workshop gratuito “Direitos Autorais e Acervos Digitais”.

Os últimos tempos têm trazido novos debates para os Museus que cada dia mais se engajam em estratégias de desenvolvimento de coleções e usos de seus acervos onde a presença do digital é crescente. Nesse sentido, uma questão já presente nas discussões dessas instituições torna-se mais desafiadora: o direito autoral. Este evento tem por objetivo refletir sobre questões de propriedade em relação aos acervos de Museus partindo do caso do Museu do Futebol.

Serão abordados temas como a identificação dos detentores de direitos e quais os tipos de autorização e licenças que podem ser aplicadas a cada caso, apontando limitações de interpretação e da atuação dos profissionais dentro das instituições – muitos dos quais, não formados em Direito.

A convidada Bruna Castanheira, coautora do livro “Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas” apresentará a recém lançada publicação e discorrerá sobre o tema à luz das questões propostas pelo Workshop.

Sobre a convidada:

Bruna Castanheira é doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ, onde pesquisa sobre Gênero, Ciências e Tecnologia. É pesquisadora no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Direito Rio, onde conduz estudos sobre Propriedade Intelectual e novas tecnologias. É especialista em Propriedade Intelectual pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e mestre em Direito pela PUC-GO, onde pesquisou sobre os efeitos da impressora 3D na Propriedade Intelectual.

Programação:

• 9h30: Café da manhã e boas vindas

• 10h: Acervos digitais e direitos autorais: o caso do Museu do Futebol

• 11h: Exercício prático com os participantes

• 11h30: Apresentação do “Manual de direito autoral para museus, arquivos e bibliotecas” com Bruna Castanheira e discussão sobre os resultados do exercício

• 13h: Encerramento

O evento é gratuito

Público alvo: profissionais de museus e instituições culturais e interessados no tema. 20 vagas.

Contato crfb@museudofutebol.org.br | 11 3664-3848 r:134

Fonte: Museu do Futebol