13 artistas africanos apresentam seus trabalhos na exposição ‘AquiAfrica’

LEONCE RAPHAEL AGBODJELOU -  Sem titulo - Serie Vodu  impressao cromogenica sobre papel fotografico 95x67 cm 3-800x1200
Leonce Raphael Agbodjelou (divulgação)

Pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, vídeos e instalações selecionadas abordam delicados assuntos do povo africano

De 19 de novembro a 28 de fevereiro, o Sesc Belenzinho recebe a exposição “AquiAfrica”, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra apresenta ao público a África vista através dos olhos de 13 artistas contemporâneos, de diferentes gerações, originários de onze países da África subsaariana. A entrada é Catraca Livre.

As pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, vídeos e instalações selecionadas abordam questões-chaves do povo africano. Assuntos delicados como os problemas de imigração, a xenofobia, o consumo desenfreado, as tradições culturais e os sistemas de poder vigentes em seu continente aparecem retratados nas obras.

Entre os destaques está o curta-metragem produzido pelo diretor e produtor cinematográfico Abderrahmane Sissako, nascido na Mauritânia, que já acumula dois filmes exibidos no Festival de Cannes. Além dele, também chamam a atenção os desenhos de Frédéric Bruly Bouabré, da Costa do Marfim, considerado um dos mais originais artistas africanos após ter sido descoberto em uma exposição no Centre Georges Pompidou, em Paris.

Fonte: Catraca Livre