12º Prêmio Ibermuseos para educação e 5º Fundo Ibermuseos para Patrimônio Museológico

Até 08 de abril, as instituições museológicas ibero-americanas poderão apresentar seus projetos por meio da plataforma calls.ibermuseos.org

No ano de celebração do 50º aniversário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile e após 15 anos da assinatura da Declaração da Cidade de Salvador da Bahia, foi lançado um dos principais mecanismos de incentivo do Ibermuseos. Essas iniciativas assumem um significado especial no momento atual em que as instituições museológicas ibero-americanas exigem novos e melhores impulsos para se reativar e se desenvolver.

Por meio do 12º Prêmio Ibermuseos de Educação, 64.000 Euros serão distribuídos a 17 projetos educativos realizados ou em fase de planeamento, desenvolvidos em ambientes virtuais, presenciais ou híbridos, ou seja, propostas que combinam o virtual e o presencial.

As instituições podem escolher entre duas categorias:

Categoria I: reconhecimento de projetos iniciados em 2020, no contexto da pandemia COVID-19: serão premiados três projetos com 5.000 Euros cada.

Categoria II: implementação de novos projetos. Serão premiados 14 projetos com 3.500 Euros cada.

Consulte o regulamento completo e o guia de inscrição para o Prêmio.

Nesta 5ª edição do Fundo Ibermuseos para o Patrimônio Museológico , 17.000 Euros serão distribuídos por cinco projetos de preservação do patrimônio. Os museus dos 22 países da região podem apresentar seus projetos de prevenção de riscos de acordo com as seguintes características:

Suporte para assistência técnica. Serão financiados três projetos de até 3.500 Euros cada.

Apoio para intervenções específicas. Serão financiados dois projetos de até 3.250 Euros cada.

Consulte o regulamento completo e o guia de cadastro do Fundo.

Prêmio Ibermuseos Educação – 12 anos de experiência

Em 11 edições, com investimento superior a US$ 595.000, 97 projetos foram premiados e 163 projetos foram premiados com menção honrosa. Por meio de seus projetos educacionais, 186 instituições museológicas em 18 países beneficiaram mais de 55.000 pessoas.

Os projetos abrangem temas fundamentais, como democracia cultural, direitos humanos, igualdade de gênero, ODS e meio ambiente. Estão registradas e disponíveis para consulta no Banco de Boas Práticas em Educação de Ibermuseos 240 práticas educativas ibero-americanas.

Fundo Ibermuseos para o Patrimônio – salvaguarda para promover

Em quatro edições, o Fundo contribuiu para a implementação de projetos de atendimento de emergência e prevenção de riscos em instituições da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai no valor total de 66.000 dólares norte-americanos.

Desde 2019, os recursos do Fundo estão alocados em duas categorias: a primeira, destinada a ações preventivas, apoia a realização de diagnósticos e planos de intervenção; e o segundo apoia ações de assistência técnica e intervenção pontual em situações de emergência.

É possível cadastrar projetos em ambas as convocações. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail summons@ibermuseos.org.

Fonte: Ibermuseus