10FOT10MIN no MIS

A cada 10 minutos um fotógrafo convidado sobe no palco do auditório do MIS para apresentar um trabalho. Essa é a dinâmica do 10FOT10MIN, um evento que apresenta 10 ensaios que são um recorte atual da fotografia documental brasileira.

Fotógrafos Convidados

Ilana Bar
HV
“Cada personagem, uma história de vida, um rosto oculto de luz”, diz a fotógrafa Ilana Bar fazendo referência ao ensaio HV. O trabalho retrata vítimas de violência sexual em diversas cidades brasileiras, cenários das histórias de infância e adolescência marcados pela violência contra a mulher.

Daniel Kfouri
VERMELHO
O vermelho foi a primeira cor que o homem batizou e é a mais antiga denominação cromática do mundo. É a cor do perigo, de todas as paixões, do amor ao ódio. As fotos da série Vermelho, de Daniel Kfouri, foram feitas em 2006 e 2007, época que Fidel estava doente e pouco se sabia sobre a sua saúde, e 2016, ocasião do funeral do comandante.

Hudson Rodrigues
PRA SEMPRE
Marjory morreu em 16/02/2017, aos 36 anos, vítima de câncer. Deixou marido e um filho pequeno. Meses antes de partir, Marjory e o fotógrafo Hudson Rodrigues se encontraram e ela lhe emprestou um celular, que ele não teve chance de devolver. No aparelho, Hudson descobriu 2 mil fotografias. Esse é roteiro inicial desta emocionante apresentação.

Isabella Lanave
FÁTIMA
Fátima é uma mãe. É uma mulher que descobre um transtorno bipolar após ter seu segundo filho. Fátima é mãe da fotógrafa Isabella Lanave e este é um projeto que está em processo desde 2012 e traz uma relação imprevisível entre as duas, mãe e filha, que vez ou outra invertem seus papéis.

Rogério Assis
ESSE RIO É MINHA RUA
O açaí é a principal fonte de alimentação das pessoas que vivem nas margens dos rios de toda a Amazônia. Colher a fruta requer força e habilidade e lá isso se aprende desde criança. Durante quase todo o ano de 2015, Rogério Assis desenvolveu um trabalho de documentação sobre a comunidade ribeirinha em Boa Esperança.

Tommaso Protti
TÁ CHEIO
A população prisional brasileira é a quarta maior do mundo, logo depois da dos EUA, China e Rússia. Segundo a OAB são cerca de 680 mil pessoas enjauladas em submundos projetados para guardar menos da metade desse número. O ensaio “Tá Cheio” mostra as condições de centenas de reclusos em diversas prisões brasileiras, infernos onde prisioneiros gastam anos de suas vidas longe de qualquer dignidade.

Tiago Coelho
MARKETING
Quem transita pelas ruas das grandes cidades brasileiras já se deparou com anúncios urbanos fixados em postes elétricos, em árvores e no verso de placas de sinalização. Esses anúncios tem uma linguagem particular e abrem um leque de possibilidades de interpretação. O ensaio “Marketing” desvenda, através de retratos, quem são as pessoas por trás de cada um desses negócios.

Gringo Coletivo
MARROCOS
Gui Christ e Gabi Di Bella formam o coletivo Gringo e sobem no palco para falar sobre “Marrocos”, obra vencedora do prêmio DOC Fotolivro. O trabalho é resultado de uma imersão fotográfica numa emblemática ocupação de sem-teto de São Paulo, que chegou a abrigar 3 mil pessoas. Um registro das consequências das crises urbana, habitacional e migratória pela qual passa a maior cidade da América Latina.

Mauricio Lima
INÉDITO
A noite do evento 10FOT10MIN encerra com a apresentação de Mauricio Lima. O autor de “Farida, um Conto Sírio”, exposição principal do Maio Fotografia no MIS, compartilha com o público uma trabalho inédito sobre seu projeto a longo prazo na documentação de sociedades afetadas por conflitos.

Importante: A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma de antecedência na recepção do MIS. Compareçam!

Serviço
10FOT10MIN
Data: 5 de maio (sexta)
Horário: 19h30 às 21h30
Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Fonte: Museu da Imagem e do Som