SISEM-SP realiza exposição ‘Nhenhenhém – Indígenas do Vale’ em Areias

Postado em: 10 de agosto de 2012 | Exposições

 

Baseada em estudos históricos e antropológicos, a mostra, que começa dia 15/8, é sobre os primeiros habitantes da região do Vale do Paraíba antes da chegada dos portugueses; a entrada é gratuita 
 
Areias (SP) recebe, a partir de 15 de agosto (quarta-feira), uma exposição sobre as primeiras culturas que ocuparam o Vale do Paraíba até a chegada dos portugueses. Com realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura, a mostra ficará na Casa da Cultura da cidade. 
 
Idealizada pelo Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a exposição “Nhenhenhém – Indígenas do Vale” foi produzida com base em estudos históricos e antropológicos. O trabalho procura ampliar a percepção do tema através das linguagens da arte contemporânea. Deste modo, os visitantes poderão conhecer dados e fatos históricos relacionados o início do Vale e pensar sobre questões de sua história e identidade. 
 
A palavra “nhenhenhém” é originada do verbo Tupi “nhe’eng” (falar, piar). É usada costumeiramente na forma de “vamos deixar de nhenhenhém”, um recurso de linguagem brasileiríssimo, com significado de resmungo, replicação indelicada, insistente e teimosa. 
 
Com curadoria de Célia Barros, produção de Paulo Pacini e entrada gratuita, a mostra pode ser vista até 8 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h, e aos sábado, domingo e feriados, das 9h às 12h e 14h às 16h. A Casa da Cultura fica à rua XV de Novembro, nº 170 – centro. O telefone para informações é (12) 3107-1540.
 
Serviço:
Exposição “Nhenhenhém – Indígenas do Vale” 
Abertura para imprensa e convidados: 15/8, 19h
Período: 15/8 a 8/9/2012
Local: Casa da Cultura (rua XV de Novembro, nº 170 – centro)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30 às 17h, e aos sábado, domingo e feriados, das 9h às 12h e 14h às 16h
Informações: (12) 3107-1540
Entrada: gratuita
 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo