A rota da seda da China é tema de exposição em Ribeirão Preto

Após passar por São Paulo e São José dos Campos, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) leva para Ribeirão Preto a exposição “Nova Rota da Seda, Novos Sonhos”. Gratuita, a mostra, que abre ao público dia 9 de agosto, apresenta 24 imagens de fotógrafos chineses que retratam as principais cidades que caracterizaram o caminho comercial no início do século XIX entre o Oriente e o Ocidente, especificamente entre Chang’an – atual Xi’an – na China, e a Síria.

A Rota da Seda, ou via de comunicação entre Oriente-Ocidente, como era conhecida por alguns eruditos, não se destacava apenas por estar relacionada ao comércio. Lourdes Zilberberg diretora local do Instituto Confúcio para Negócios FAAP – que está organizando a exposição – explica que o caminho teve uma importância histórica por promover ainda intercâmbio cultural, artístico, científico e religioso entre os países.

A diretora lembra também que, em resposta à atual desaceleração da economia global, a China criou uma nova rota, com o objetivo de reforçar a cooperação entre os países. “O objetivo é ligar o País ao resto da Ásia e também à África e Europa, criando a Rota da Seda do Século 21”, diz.

As fotos da exposição foram doadas pelo jornal chinês Xinhua News e pelo Consulado Geral da China em São Paulo. Em Ribeirão Preto, poderá ser conferida até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Na ocasião da abertura, no dia 09/8, às 19h, o público terá ainda uma palestra, em inglês, com o professor de economia chinesa, Zhang Ning, sobre O novo plano econômico da China: One Belt, One Road, para falar sobre a proposta da Rota da Seda, retomada pelo presidente Xi Jinping.

Abertura exposição
Palestra O novo plano econômico da China: One Belt, One Road

Data: 09/08
Horário: às 19h
Local: FAAP RP
Endereço: Av. Independência, 3.670
Inscrições: http://bit.ly/RotadaSedaFAAP

Visitação “Nova Rota da Seda, Novos Sonhos”
Período: de 9/8 a 6/9
Local: FAAP – RP
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; aos sábados, das 9h às 15h.
Endereço: Av. Independência, 3.670
Informações: (16) 3913-6300
Entrada gratuita

Sobre o Instituto Confúcio para Negócios FAAP
O Instituto Confúcio para Negócios FAAP tem como objetivo promover a língua e a cultura chinesas, com ênfase em negócios, oferecendo, além do estudo da língua, seminários empresariais, cursos de capacitação sobre a China e atividades culturais e artísticas. O objetivo é melhorar o conhecimento mútuo sino-brasileiro, criando uma plataforma sofisticada para temáticas relacionadas à China. O Instituto Confúcio para Negócios FAAP é uma parceria internacional, constituída entre a Fundação, a UIBE – University of International Business & Economics de Pequim e o HANBAN.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Reconhecida pela excelência no ensino, a FAAP completa 70 anos de história sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação. É hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Fonte: FAAP