O mais antigo museu de São Paulo, a Pinacoteca do Estado também figura entre os mais importantes. Criada em 1905, em um projeto idealizado por Ramos de Azevedo, possui uma vasta coleção de obras brasileiras dos séculos 19 ao 21.

Entre os andares do prédio, são realizadas exposições temporárias e de longa duração. Em todos os casos, há videoguia disponível para deficientes auditivos.

É também no segundo andar que está instalada a Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras, com 12 obras que compõem a exposição, especialmente elaboradas para que visitantes com deficiências visuais possam apreciá-las de forma autônoma, tocando-as e recebendo informações por meio de etiquetas e textos de dupla leitura (tinta e Braille), além de audioguia.

A área central do museu, sob uma clarabóia, está instalado o Projeto Octógono Arte Contemporânea, em que normalmente são exibidas obras sítio específico – ou seja, concebidas especialmente para o espaço.

No térreo, estão instaladas uma exposição de paineis sobre a história da Pinacoteca, contada a partir de sua cronologia, e a Via Crucis, de Victor Brecheret, um conjunto de 26 esculturas em terracota. Ainda no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.

O acervo da Pinacoteca tem atualmente 9 mil peças, composto obras de artistas consagrados como Antônio Parreiras, Benedito Calixto, Baptista da Costa, Oscar Pereira da Silva, Almeida Júnior, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Wasth Rodrigues, Lasar Segall e Di Cavalcanti. Trabalhos contemporâneos também integram a coleção, com nomes como Waldemar Cordeiro, Samson Flexor, Arcangelo Ianelli, Nuno Ramos, Paulo Monteiro e Paulo Pasta.

Serviço

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo-SP • Metrô e CPTM Luz

Telefone: (11) 3324-1000

Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Ingressos: R$ 6,00 | Grátis aos sábados (dia todo). O ingresso dá direito a uma visita à Estação Pinacoteca.

Gratuidades:

  • Menores de 10 anos;
  • Idosos acima de 65 anos.

Site: www.pinacoteca.org.br

Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que surgiu da necessidade de abrigar o acervo e exposições temporárias de arte contemporânea da Pinacoteca do Estado.

O museu oferece ao público diversos espaços expositivos, além do Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, assim denominado em homenagem ao casal paulista que foi grande incentivador da gravura no Brasil. O Gabinete conta com dois espaços expositivos, um ateliê de impressão para desenvolvimento de projetos de artistas e também oferece consulta pública ao acervo de 2000 gravuras pertencentes ao museu.

A Estação Pinacoteca também abriga a Coleção Nemirovsky, um dos mais importantes acervos de arte moderna do país, com 200 peças, criada pelo médico e artista José Nemirovsky (1914-1987), que, nos anos 60, comprou parte de suas obras, quando os preços de peças produzidas por modernistas eram ainda acessíveis. Fazem parte desse acervo pinturas e esculturas, de autoria de artistas fundamentais para a história da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Victor Brecheret, entre outros. Entre os destaques está a obra “Antropofagia” (1929), de Tarsila do Amaral

Serviço

Endereço: Largo General Osório, 66 – Centro – São Paulo – SP
Metrô Luz (500m)
CPTM Julio Prestes (240m)

Telefone: (11) 3335-4990

Funcionamento: de quarta a segunda das 10h às 17h30 com permanência até as 18h.

Ingressos: R$ 6,00
Grátis aos sábados. O ingresso dá direito a uma visita à Pinacoteca.

Gratuidades:

  • Crianças com até 10 anos;
  • Idosos maiores de 60 anos.

Site: www.pinacoteca.org.br