Oficinas Culturais abre inscrições e tem participação do SISEM-SP

Postado em: 31 de março de 2023 | Notícias

Estão abertas as inscrições para a oficina Implantação de museus: como fazer?, que será realizada em 19, 24 e 26 de abril. Podem participar profissionais de instituições museológicas, gestores culturais, estudantes e demais interessados na área. É gratuito, com número de vagas limitado. O cadastro está disponível aqui.

A atividade faz parte do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que é gerido pela organização POIESIS e conta com a participação do SISEM-SP. Paulo Nascimento, diretor do Museu do Ouro/Ibram, coordena os encontros.

Durante a oficina, serão apresentados os passos necessários para a implantação de um museu, numa proposta metodológica. As aulas acontecem por meio da plataforma Zoom. Ao longo do ano também estão previstas oficinas com os seguintes temas:

  • Cultura e públicos
  • Plano museológico
  • Como criar processos para a manutenção de edificações?
  • O que considerar para arrumar acervos em locais de guarda apropriados?
  • Certificação das edificações: segurança e acessibilidade
  • Planejamento de comunicação institucional
  • Planejamento de comunicação museológica

As atividades funcionam como formação complementar, contribuindo para o aprimoramento técnico de profissionais que já atuam no setor.

Parceria

O SISEM-SP participou do programa pela primeira vez no ano passado, como uma ação-piloto. A ideia era verificar o interesse do público-alvo nas atividades. Foram oferecidas três oficinas sobre plano museológico, financiamento e legislação na área de museus. Os profissionais de instituições museológicas que participaram da iniciativa aprovaram as atividades, estimulando a criação de novos conteúdos para a programação de 2023.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo