Museu Prudente de Moraes realiza exposição “Banquete presidencial”

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), em parceria com o Centro Estadual de Educação Paula Souza, Parque da Juventude / São Paulo através do Curso Técnico em Museologia apresentam a exposição “Banquete Presidencial: vida pública, vida privada”. A mostra poderá ser vista até 01 de setembro de 2017. A entrada é gratuita.

A exposição “Banquete Presidencial: vida pública, vida privada” trabalha conceitos de vida pública e vida privada através de personagens da história política brasileira: Prudente de Moraes e Campos Sales, que ocuparam o cargo de Presidência da República. Para isso, um evento específico será o principal objeto de estudo: o Banquete Presidencial oferecido a Campos Sales, tendo Prudente de Moraes como anfitrião, destacando a amizade entre os dois políticos desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos e suas respectivas importâncias para a consolidação da, então recente, República Brasileira.

Aspectos da vida pública e privada de ambos os políticos, Prudente de Moraes e Campos Sales, a amizade entre os dois desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos, suas respectivas importâncias para a consolidação da República brasileira são dos alguns elementos trabalhados na exposição.

O banquete presidencial apresentado na mostra foi símbolo de diplomacia e de política, mas também foi símbolo de uma amizade e de ideais particulares, se tratando de um reflexo fidedigno da mescla entre público e privado na vida de dois políticos. O banquete oferecido pelo Presidente da República Brasileira, Prudente de Moraes, em 14 de novembro de 1898, a seu sucessor, Campos Sales, foi uma homenagem, para celebrar sua eleição para o cargo de presidente da República e para estabelecer relações políticas entre o novo governo presidencial e o corpo diplomático. Como todo banquete da elite, este seguiu o padrão de elegância e sofisticação que as regras de etiqueta do período impunham para o modelo de serviço à francesa “service à la française”.

A mostra contará com o cardápio original do banquete – acervo do Museu Prudente de Moraes – e com uma representação da mesa de jantar, contendo cadeiras, pratos, taças e talheres alusivos ao evento.

A curadoria fica por conta das técnicas em museologia, Ligia Ap. Fortuna Marrach, Marta Maria Mendonça de Almeida, Raíssa Campos Marcondes, Stefanie Clarice Ramos Moysés e Tainan Azimovas Ienne Torquete, orientadas pela museóloga Cecília Machado, do Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, de São Paulo/SP.

A mostra resulta de uma ação maior que teve inicio no primeiro semestre de 2016. Com enfoque na interação por meios de visitas técnicas entre alunos da ETEC Paula Souza – Parque da Juventude, e instituições museológicas com qualificação e consolidada atuação, o Museu Prudente de Moraes recebeu por um ano e meio grupos de alunos do Curso Técnico de Museologia que através de visitas orientadas e imersão com conteúdo prático, possibilitou conhecer o dia a dia da instituição e acompanhar as ações técnicas in loco, resultando em experiência prática.

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Serviço: Exposição “Banquete Presidencial: vida pública, vida privada”
Período: 01/08 a 01/09/2017
Entrada: gratuita
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069
Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
Facebook: Museu Prudente de Moraes
Twitter: @museuprudente
Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira das 9h às 17h e sábados das 9h às 13h
Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados
Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Fonte: Museu Prudente de Moraes