Museu Prudente de Moraes abre sua Reserva Técnica ao público

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), abre em mês de agosto a Reserva Técnica da Instituição para visitação, mediante agendamento prévio para conhecimento do público geral.

Local de guarda do acervo que não se encontra em exposição, a Reserva Técnica atende especificações do Conselho Internacional de Museus (ICOM) com armários deslizantes, controle de umidade e temperatura e acondicionamento específico de objetos. No geral, a Reserva Técnica não fica aberta a todos até mesmo por questões de segurança e o controle sobre o fluxo de pessoas é mais rigoroso, sendo apenas funcionários autorizados a circular por este local. O trabalho de manutenção, catalogação e outros procedimentos são constantes neste espaço.

A Reserva Técnica do Museu Prudente de Moraes conta com quase 12 mil objetos de tipologias diversas, de pequeno, médio e grande porte. Nos últimos três anos, os objetos passaram por processo de catalogação, higienização e acondicionamento realizado pela equipe da própria Instituição, com apoio técnico do funcionário da Pinacoteca Municipal de Piracicaba e Empresas e Profissionais Autônomos contratados pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo.

Até então disponível à pesquisa ou às práticas museológicas quando requisitado, a manutenção das coleções ocorre periodicamente. Cuidado com a segurança do acervo, controle ambiental em relação aos elementos que promovem a degradação material como luz, temperatura, umidade, poluição e ataque biológico; armazenagem segura, envolvendo suportes e suplementos estáveis e inertes nos métodos de acondicionamento do acervo, além da adequação do mobiliário são rigorosamente seguidos, atendendo especificações do ICOM.

Não sendo um espaço livre para visitação pública, o cumprimento de algumas normas são expressamente exigidas pelo museu, sendo elas:

  • Agendamento prévio;
  • No caso de grupos, o número permitido é de 10 pessoas no máximo;
  • O professor deve informar a temática/coleção a ser visitada e consultar a possibilidade de visitação e preferencialmente conhecer a Reserva antes de trazer seus alunos;
  • Para pesquisadores é necessário realizar o agendamento, informar a temática a ser pesquisada e obedecer as normas de segurança estabelecidas pelo museu.
  • Todas as visitas, sejam em grupos ou individuais, deverão ser autorizadas pela direção do museu, sendo que os visitantes terão de ser acompanhados por um técnico responsável.

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Serviço: Reserva Técnica visitável
Data: até 01/09/17
Horário: 14h
Entrada: gratuita mediante agendamento
Local: Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, nº 641, Centro – Piracicaba/SP)
Informações: (19) 3422-3069
Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
Facebook: Museu Prudente de Moraes
Twitter: @museuprudente
Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br
Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados
Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br

Fonte: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes