Museu do Futebol na Área

Apresentação da exposição
 
Museu do Futebol Na Área – exposição itinerante leva ao visitante seis salas da exposição principal do Museu do Futebol, abarcando as origens do futebol no Brasil (Sala Origens), todas as Copas do Mundo (Sala das Copas), Números e Curiosidades do esporte (Sala dos Números e Curiosidades), os gols que marcaram a vida de muitas pessoas e locuções consagradas de narradores esportivos (Sala dos Gols e Sala Radio) e a experiência das torcidas de futebol (Sala Versus). Interativa e dinâmica, o conteúdo da mostra é adaptado a cada cidade por que passa, agregando informações sobre o local. Mais de 70 mil pessoas já visitaram a exposição em quatro cidades do interior e litoral de São Paulo.
 
Descrição da exposição
 
Acervo em exposição: reproduções fotográficas, painéis de textos, vitrines com camisas originais (sobre o futebol local), vídeos e interações multimídias. Os acervos compõem as instalações que reproduzem seis salas da exposição principal do Museu do Futebol. São reproduções licenciadas para compor a mostra itinerante.
Suportes utilizados: os suportes foram desenvolvidos especificamente para essa mostra, para manter as características expográficas do Museu do Futebol. Assim, as montagens devem considerar pequenas adaptações de layout e tamanho. Em resumo, os suportes são:
  • Entrada: 1 vídeo exibido em 2 telas curvas;
  • Origens: 100 reproduções fotográficas de tamanhos variados e 1 vídeo exibido em monitor de 24”;
  • Copas: cinco painéis com reproduções fotográficas em backlight e 1 vídeo exibido em 2 painéis tipo videowall com 4 monitores cada (8 monitores no total);
  • Versus: 2 vídeos sincronizados exibidos em 2 telas por meio de projetores de curta distância;
  • Números e Curiosidades: 30 placas e 4 vitrines para objetos; 4 placas com áreas para vídeos exibidos em tablets de 10”, 1 mesa de pebolim e 1 mesa de futebol de botão;
  • Gols e Radio: seis cabines com telas touchscreen para exibição dos conteúdos em video;
  • Futebol Virtual: 1 projetor e 1 sensor para o jogo do futebol virtual.
Dimensões: dimensões variadas, podendo ser adaptado ao local.
 
Custos e/ou contrapartidas: transporte; montagem; custo com produção; coordenação e equipe local; pesquisa de imagens locais; seguros de camisas locais e seguros contra incêndio e furtos; licenças e alvarás para funcionamento; estadia e alimentação da equipe de montagem; contratação de equipe local, se necessário; impressão de material (folder para visitantes, material para alunos e professores, material do Centro de Referência); custos de iluminação (locação e instalação).
Necessidades para a montagem: carga elétrica compatível com as necessidades do projeto, devido ao uso de equipamentos multimídia; internet Wi-Fi desejável; acessibilidade física desejável.
 
Área mínima de montagem: 200m².
Atividades complementares: oficinas, treinamento de equipe e eventos culturais diversos, a serem combinados conforme a necessidade local; ações do Centro de Referência do Futebol Brasileiro.
 
Contato:
Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº (Estádio do Pacaembu) – CEP 01234-810 – São Paulo/SP (Região Metropolitana de São Paulo)
Telefone: (11) 3664-3854
Responsável: Mariana Chaves – Coordenadora de Exposições e Programação Cultural
E-mail: mariana.chaves@museudofutebol.org.br