Museu da Cidade de Salto realiza oficina sobre conservação

Postado em: 8 de agosto de 2017 | Formação

O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” está com inscrições abertas para a oficina “Conservação preventiva de material bibliográfico”, que será realizada no dia 16 de agosto, das 9h às 18h, no próprio museu. A iniciativa conta com parceria do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), ambos da Secretaria da Cultura do Estado.

Manuseio, acondicionamento, higienização dos materiais e avaliação dos processos de deterioração são os métodos de conservação preventiva a serem abordados na oficina. Dentre outros assuntos a serem debatidos, constam um breve histórico sobre o suporte da escrita (papiro, pergaminho e papel) e os principais fatores de degradação (agentes físicos, iluminação, temperatura e umidade, poluição atmosférica, agentes biológicos e a ação do homem).

A oficina será ministrada pela especialista Cristina Pereira Araújo, bibliotecária do MIS-SP, com formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Cristina também é pós-graduada em Preservação, Conservação e Restauração do Patrimônio Documental e Bibliográfico pela mesma instituição.

Foram disponibilizadas 20 vagas para o curso. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto, pelo e-mail educativomuseusalto@gmail.com ou presencialmente, de terça a domingo, das 9h às 17h, no Museu Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” (Rua José Galvão, 104, Centro – Salto). Mais informações pelo telefone (11) 4029-3473.

SERVIÇO

Oficina SISEM-SP: Conservação Preventiva de Material Bibliográfico
Ministrante: Cristina Pereira Araujo – Bibliotecária do Museu da Imagem e do Som
Dia 16 de agosto
Das 9h às 13h e das 14h às 18h
Na Sala Giuseppe Verdi – Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”
R. José Galvão, 104 – Centro, Salto – SP
Gratuito
Inscrições pelo e-mail educativomuseusalto@gmail.com
Informações – (11) 4029-3473

Fonte: SISEM-SP / Museu da Cidade de Salto

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo