Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em 2008 para preservar as memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano, o Memorial da Resistência é um museu vinculado à Pinacoteca do Estado e está localizado no piso térreo do edifício que abriga também a Estação Pinacoteca.

Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, o prédio onde está o Memorial abrigou o DOPS – Departamento Estadual de Ordem e Política Social, que funcionou no local por quase meio século, e era utilizado como local de reclusão de presos políticos.

O acervo é composto por imagens, documentos, vídeos, objetos que contextualizam a cronologia tanto do prédio quanto dos eventos ligados à resistência política. Um dos destaques é a área que apresenta o conjunto prisional composto por quatro celas, um corredor principal e um corredor para banho de sol. Em cada um dos espaços há painéis e vídeos com testemunhos sobre o cotidiano na prisão.

A programação do Memorial inclui palestras, debates, mostras de filme e lançamentos de livros, sempre seguidos de debates. Um dos destaques da programação do Memorial da Resistência é o projeto “Sábados Resistentes”, realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.

Antes de se tornar o Memorial da Resistência, o edifício foi restaurado em 2002 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa para abrigar, inicialmente, o Memorial da Liberdade. Em 2007, o Memorial da Liberdade, já sob a gestão da Pinacoteca do Estado, recebeu um novo projeto museológico visando ampliar a sua ação preservacionista e seu potencial educativo. Finalmente, em 2008, após grande mobilização de ex-presos políticos e do Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura acata sugestão e tira o termo “liberdade”, passando, então, a se chamar Memorial da Resistência.

Serviço

Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo-SP – Metrô Luz (500m) / CPTM Julio Prestes (240m)

Telelefone: (11) 3335-4990

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Grátis

Agendamento de visitas educativas: (11) 3324-0943 ou 3324-0944

Site: www.memorialdaresistenciasp.org.br