As publicações do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) materializam uma das principais missões da Secretaria de Estado da Cultura, que é desenvolver e difundir políticas públicas que contribuam para a preservação e divulgação do patrimônio cultural de São Paulo. O objetivo é integrar-se ao esforço da área museológica paulista e brasileira para a divulgação e a ampliação dos debates acadêmicos, de modo que potencialize a capacitação de profissionais e viabilize o intercâmbio de experiências entre os que se dedicam aos museus.
LISTA DE PUBLICAÇÕES:
Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes. Angelica Fabbri et al. ACAM Portinari: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2010.
COLEÇÃO “COMO GERIR UM MUSEU”
Como gerir um museu: Manual prático. Brodowski, SP: Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari; São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2015.
Como gerir um museu: Manual do instrutor. Brodowski, SP: Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari; São Paulo: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 2015.
COLEÇÃO “GESTÃO E DOCUMENTAÇÃO DE ACERVOS: textos de referência”
Introdução aos Vocabulários Controlados – Terminologia para arte, arquitetura e outras obras culturais. Quarto volume da Coleção “Gestão e documentação de acervos: textos de referência”, traduzido do original produzido pelo Getty Research Institute por meio da parceria da Secretaria da Cultura com a Universidade Federal Fluminense (RJ), o Instituto de Arte Contemporânea, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Imigração, Museu da Imagem e do Som e ACAM Portinari. Secretaria da Cultura do Estado: Pinacoteca de São Paulo: ACAM Portinari, 2016.
COLEÇÃO MUSEU ABERTO
Museus: o que são, para que servem? Coletânea de textos que reúne artigos de profissionais de destaque e com contribuições importantes na área de museus. ACAM Portinari: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011.
Para além dos muros: por uma comunicação dialógica entre museu e entorno. Pesquisa produzida por Cristiane Batista Santana para o curso de Especialização em Gestão da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. ACAM Portinari: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011.
Questões Indígenas e Museus: Debates e Possibilidades. Coletânea de textos que apresenta o resultado do I Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e do III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, realizados no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), em 2012.
Questões Indígenas e Museus: Enfoque Regional para um Debate Museológico. Coletânea de textos que apresenta o resultado do II Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus, em Tupã (SP), em 2013.
Museus e Indígenas: Saberes e ética, novos paradigmas em debate. Coletânea de textos que apresenta o resultado do III Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e do IV Seminário Museus, Identidade e Patrimônio Cultural, realizados no Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), em 2014.
Direitos indígenas no museu – Novos procedimentos para uma nova política: a gestão de acervos em discussão. Coletânea de textos que apresenta o resultado do IV Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus e do V Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, realizados no Museu Índia Vanuíre, em Tupã, em 2014.
Conservação Preventiva e Procedimentos em Exposições Temporárias. Organização: Grupo Espanhol do IIC – International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works. ACAM Portinari: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2012.